As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente. ... Essa propriedade estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um soluto não-volátil.
As propriedades coligativas são aquelas que não são influenciadas pela natureza do soluto adicionado ao solvente, mas sim pela quantidade de partículas presentes. As substâncias possuem diversas propriedades, que podem ser gerais, específicas, químicas e físicas.
A osmose reversa nada mais é do que a inversão desse sentido de fluxo, mediante a aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural. Neste caso, a membrana permitirá apenas a passagem de solvente (água), retendo os solutos (sais dissolvidos e contaminantes).
Na osmose reversa, o soluto é forçado a passar para o meio menos concentrado. Isso só é possível graças à pressão exercida, fazendo com que a membrana semipermeável permita apenas a passagem da água, retendo o soluto.
Osmose é movimento da água através de uma membrana semipermeável. Esse movimento ocorre do meio com menor concentração do soluto para a região de maior concentração.
Osmose na célula vegetal: quando uma célula vegetal se encontra em um meio isotônico, a célula mantém-se flácida. Agora, quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água, mas não se rompe, pois se reveste da parede celular. Assim, a célula torna-se túrgida.
substantivo feminino [Bioquímica] Numa solução pouco concentrada, o fluxo do solvente que se desloca em direção a outra (mais concentrada), por meio de uma membrana semipermeável ou quase impermeável; biosmose. Etimologia (origem da palavra osmose). Osmo + ose.
Osmose é o processo em que a água move-se, sem gasto de energia pela célula, do meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana seletivamente permeável. Osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana semipermeável e ocorre da solução menos concentrada para a mais concentrada.
A osmose está relacionada a fisiologia humana, pois é um processo essencial à manutenção da vida. Podemos citar a importância da osmose nos processos de troca de substâncias entre as células e o ambiente intercelular (como a que ocorre na região dos capilares sanguíneos) e com a filtração renal (produção de urina).
Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz. Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração).
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
Em média o ar seco é composto por Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%), Argônio (0,9%), Gás Carbônico (0,3%) e ainda pequenas quantidades de gases inertes, Na atmosfera se encontra também o vapor de água em quantidade variável, dependendo de fatores meteorológicos.
No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".
Resposta. Resposta: inspiramos e expiramos toda hora porque o dióxido de carbono que tem no nosso corpo precisa ser expelido para podermos receber o oxigénio.
A função do sistema respiratório é mover dois gases: oxigênio e dióxido de carbono. A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem.
O oxigênio é absorvido pelas hemoglobinas,na inspiração absorvemos vários gases mas o mais notável seria o oxigênio, na expiração eliminamos o oxigênio que não foi absorvido e gás carbônico.
A grande maioria dos seres vivos necessita do oxigênio para realizar o metabolismo celular e precisa eliminar o gás carbônico (dióxido de carbono) resultante desse processo. A essa troca desses gases damos o nome de respiração.