A partir do renascimento, surgiu o antropocentrismo que se opunha ao modelo teocêntrico, defendendo a ideia do homem como centro do universo. ... Assim, tornou-se o principal responsável pela condução da história da humanidade. Esse ideia foi reforçada, sobretudo, com as descobertas científicas da época.
No mais, foi no início do século XVI, já no auge do Renascimento, que ocorreram dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral e político da Europa: invenção da imprensa, por Joannes Gutenberg, e a Reforma Protestante, desencadeada por Martinho Lutero.
Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.
As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.
Verificado por especialistas A principal mudança ocorrida no renascimento e na idade moderna foi a mudança de posição ocupada pelo homem. O homem pode sair de trás dos bastidores e ocupar o centro das atenções sendo ele a temática de grandes obras.
Resposta. As mudanças ocorridas na Europa depois do Renascimento, teve como o desenvolvimento do comércio, das cidades, da cultura e da expansão marítima.
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.
Durante a Idade Moderna houve o fortalecimento das monarquias, a colonização e exploração das terras descobertas pelos europeus, sobretudo, América e África, e o desenvolvimento econômico a partir do comércio marítimo. Foi nessa fase da História do Ocidente que a burguesia comercial se consolidou na Europa.
Outro fator de grande importância nesse século foi o surgimento e expansão da burguesia e a exigência pelo livre comércio de mercadorias, dando entrada assim ao desenvolvimento de novas cidades e a mudança de paradigma trazendo uma nova perspectiva no que diz respeito à sobrevivência e modo de aquisição de alimentos, ...