Na verdade, a origem do povo iorubá é a cidade de Ile-Ife (Nigéria). ... O povo Yoruba inclui um grande número de grupos étnicos, tais como os Egba, os Ketu, Ijebu e os Ife, entre outros. Eles eram de Dahomey (hoje Benin), do Togo e na maioria do sudoeste da Nigéria.
O Reino de Benin começou a ser formado entre os séculos XII e XIII. ... A lenda sobre Oraniã ainda faz referência a um suposto filho que ele teve, Eweka, que teria sido o primeiro rei, ou obá, de Benin. O fato é que o Reino de Benin contou, ao longo de sua trajetória, com poderosos obás.
Numerosos reinos de diversos tamanhos organizavam-se em torno de um único rei, o obá. As cidades eram muito povoadas. No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.
As atividades realizadas pelos reis eram ligados aos cultos religiosos, tendo papel de chefe-supremo do âmbito religioso. Além disso, tinham um poder supremo na sociedade africana.
A organização sócio-política dos iorubás é monárquica, com duas categorias de soberanos – o baale, literalmente, dono da terra, fundador e chefe de um povoado e o oba, chefe de uma cidade e dos povoados a ela associados. O oba é escolhido entre os baale e rege com um Conselho deles.
Os bantos constituem um grupo etnolingüístico, localizado principalmente na América subsariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.
Resposta. Resposta:Entre os séculos XVI e XIX, milhares de africanos foram feitos prisioneiros em suas terras natais e levados para servir como mão de obra escrava em diversas regiões do mundo, principalmente nas Américas.
Porto de Salvador
Resposta: Não,Apesar de compartilharem a mesma língua e possuírem uma base cultural comum, os Iorubas não chegaram a compor um Estado centralizado.
Resposta. Resposta: Muitos acreditam que o declínio do império começou em 1754 com as intrigas dinásticas e os golpes de estado patrocinados pelo primeiro-ministro Bashorun Gaha.
Verificado por especialistas Antes da escravização os povos iorubás eram semi-nômades (estabeleciam algumas cidades, mas que abrigavam uma parcela pequena da sua população) e tinham práticas econômicas condizentes: praticavam o extrativismo vegetal e animal e o comércio em modelo de escambo com os povos nativos.
Odudua (em iorubá: Odùduwà) é uma das divindades primordiais iorubás. Ela representa a divinização da terra e é considerada, ao lado de Obatalá (a representação divinizada do céu), como a casal primordial e propulsor da criação. ... O nome Odudua pode ser traduzido como "a cabaça de onde jorrou a vida".
Nanã