Divisão - O inverso da multiplicação.
A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do PIS, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: PIS ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).
O cálculo por dentro faz com que a alíquota paga pelos consumidores seja maior do que a nominal. Com o cálculo por dentro, o tributo faz parte da sua própria base de cálculo. A alíquota paga pelos consumidores é maior do que a que consta na legislação.
No chamado cálculo "por dentro", os 29% da alíquota do ICMS são calculados sobre os R$ 129 [valor do consumo + valor do imposto], o que resulta em R$ 37,41. Para o consumidor, isso significa pagar ICMS sobre o próprio ICMS a ser pago.
Esse documento representa graficamente a NF-e, que só existe de forma digital. Em outras palavras, o DANFE é um documento impresso com todas as informações principais da Nota Fiscal Eletrônica, e é muito usado para a circulação de produtos.
Quais impostos uma empresa paga na emissão da NF-e?
Na NF-e existe o campo esp - Espécie dos volumes transportados da NF-e. Esse campo deve ser preenchido com a espécie dos volumes transportados.
No campo "Dados Adicionais" deverá constar: 1) O no, série e data da Nota Fiscal de aquisição. 2) Deverá ser destacado o ICMS sobre o valor total da mercadoria diferenciando as alíquotas conforme o produto. (7%,18%). No campo destinatário deverá constar:"Emitida nos termos do artigo 1º, Inciso I da Portaria CAT.