Como estimular: para a fina, basta propor atividades que envolvam os movimentos das mãos (e seus pequenos músculos), como segurar um mordedor, pintar com giz de cera ou brincar de massinha. Para a grossa, deixe a criança explorar espaços livres, podendo correr, brincar e se movimentar.
A ideia básica da proposta pelo jogo cooperativo é de permitir uma mudança de sentimentos e de entrarmos em contato íntimo com as nossas emoções para potencializar as Habilidades Humanas Básicas como: o amor, a alegria, a criatividade, a confiança, o respeito, a responsabilidade, a liberdade, a autonomia, a paciência, ...
56). O lúdico na Arte como em todas as áreas é uma ferramenta pedagógica fundamental para que ocorra o desenvolvimento da criatividade, iniciativa, autonomia e obtenção de vários conhecimentos, saberes, produzidos no decorrer da história da humanidade.
Cantando e tocando de mentirinha. Utilizar instrumentos musicais de brinquedo é uma ótima forma de aprender brincando. Além de desenvolver melhor a coordenação motora dos seus filhos, eles podem aprender inglês com música — o que reforça o item anterior. Muitos pais preferem colocar as crianças em escolinhas de música.
É por meio das brincadeiras que a criança emerge no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.
Conecte as brincadeiras com aprendizados concretos É importante abrir, nesse momento, um ambiente de fala para que os alunos contem suas histórias e deixem eles criarem suas próprias associações, às vezes até dentro de suas próprias fantasias.
Rubem Alves