Diagnosticar níveis de desempenho motor em crianças e adolescentes pode favorecer a prevenção, conservação e melhoria da saúde e qualidade de vida. A composição corporal pode interferir consideravelmente na coordenação motora, principalmente em situações de sobrepeso e obesidade.
O desenvolvimento motor da criança sofre influências de uma série de fatores, especialmente as atividades motoras realizadas na escola, no ambiente familiar e na sociedade, que foram os contextos abordados neste estudo.
Estuda as teorias que fundamentam o sentido/ significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. ... Em muitos estudos, o domínio motor é mencionado como domínio psicomotor, em função do grande envolvimento do aspecto mental ou cognitivo na maioria dos movimentos.
As fases da Aprendizagem Motora são: Cognitivo, Associativo e Autônomo (Jardim, 2012).
Segundo Fitts & Posner (1967), durante a aprendizagem de uma habilidade um indivíduo passa por três estágios: cognitivo, associativo e autônomo. Dentre as diversas características de cada estágio, uma importante mudança decorrente da prática ocorre nos processos da atenção.
Clark (1994) descreve as mudanças no desenvolvimento motor em seis principais fases: 1) reflexiva ; 2) pré-adaptativa; 3) de habilidades motoras fundamentais; 4) de habilidades motoras especificas do contexto; 5) habilidosa; 6) compensatória.
As atividades locomotoras (andar, correr, saltar e saltitar), não-locomotoras (flexionar, estender, torcer, girar e levantar) e atividades manipulativas (lançar, pegar, bater, rebater, chutar e quicar) são exemplos de movimentos que devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infância.
O movimento reflexivo é a fase inicial do desenvolvimento motor. ... Andar, correr, saltar, galopar, arremessar e receber são exemplos de alguns dos movimentos fundamentais. A fase dos movimentos especializados envolve a interação de um ou mais movimentos fundamentais na execução de movimentos complexos.
Fase motora reflexa Os reflexos são os primeiros movimentos realizados pelo ser humano são movimentos involuntários e são comandados subcorticalmente e é a base para os movimentos motores reflexos.
Movimentos reflexivos ou reflexos primitivos são controlados pelos centros cerebrais inferiores e consistem de reações involuntárias do corpo a diversas formas de estímulos externos. Estas reações são resultados de alterações na pressão, visão, sons e estímulos táteis.
Movimento manipulativo refere‑se tanto à manipulação motora rudimentar quanto à manipulação motora refinada. ... As tarefas de arremessar, apanhar, chutar e derrubar um objeto, bem como prender e rebater são movimentos manipulativos motores rudimentares.
Entre os padrões locomotores citados por GALLAHUE & OZMUN (2001) estão: (1) caminhar, (2) correr, (3) galopar e corrida lateral, (4) saltar de uma superfície mais alta, (5) salto vertical, (6) salto horizontal, (7) saltar com um pé e (8) saltito.