O Domingo Sangrento fez com que a revolta dos trabalhadores russos se espalhasse como fogo tanto no campo quanto nas cidades. Greves, motins e manifestações reuniam milhares de pessoas. Nesse meio-tempo, a oposição clandestina ao czarismo passou a atuar com as massas, buscando coordená-las.
Um ensaio geral. Foi desta forma que Lênin, líder da Revolução Russa, classificou o ano de 1905. A sacralidade do czar Nicolau II foiquebrada ao custo de uma sangrenta morte de civis que desencadeou a insatisfação que perduraria até o início do processo revolucionário em 1917, com a Primeira Guerra em andamento.
O ensaio geral foi uma manifestação pacífica em que o governo czarista reprimiu os manifestantes com violência, matando grande parte deles, a partir do Domingo Sangrento, desencadeou - se uma série de revoltas no país.
Os Conselhos Operários ou Sovietes (do russo: сове́ты) são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território ou mesmo indústria.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Com o estouro da Primeira Guerra Mundial, em 1914, várias consequências recaíram sobre a Rússia, com a desorganização econômica, a fome e a pobreza, os protestos contra o império e, finalmente, a renúncia por parte do czar, em 1917.
Era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Enquanto isso, o Soviete de Petrogrado reivindicava para si a legitimidade para governar.
Causas da Revolução Russa: