A seguridade social compreende um conjunto integrado e ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Entende-se por salário de contribuição do contribuinte individual o valor por ele declarado. O salário de contribuição do dirigente sindical na qualidade de empregado é a remuneração paga pela empresa empregadora. O salário-maternidade é considerado salário de contribuição.
Considerando-se que as diferenças de contribuição decorrem do reconhecimento de parcelas que não foram pagas ao empregado no momento oportuno e que deveriam compor o cálculo do benefício, ambas as partes devem contribuir com a respectiva fonte de custeio, resguardando, assim, o caráter contributivo da Previdência ...
Resumindo: quem custeia a Previdência Social (Regime Geral) são 1) os empregadores (contribuição sobre a folha de salários), 2) os trabalhadores (contribuição sobre os salários) e 3) toda a sociedade (Cofins e CSLL pagas pelo empresariado, mas economicamente suportadas por todos).
Na previdência social, é o próprio INSS que recebe as contribuições previdenciárias e fornece os benefícios para os trabalhadores contribuintes. Já a previdência privada é oferecida por bancos e corretoras, que aplicam o valor aplicado em fundos de investimentos.
Como explicado anteriormente, a principal fonte de financiamento da previdência são as contribuições de trabalhadores e empregadores. A cada ano, mais pessoas se aposentam e menos entram como contribuintes – reflexo do envelhecimento da sociedade brasileira. Com isso, a estrutura fiscal da Previdência está ameaçada.
Basta consultar no caixa eletrônico ou pela internet (home banking). Acesse a opção “Extrato Previdenciário” na Caixa ou “Previdência Social”se for correntista do Banco do Brasil.
Com o cadastro feito, você deve acessar a página inicial do “Meu INSS” e clicar em “Entrar”, digitando seu CPF e a sua senha cadastrada para acessar aos serviços da plataforma. Outra maneira de acessar o sistema é por meio do aplicativo oficial do INSS.
Trabalhadores que sonham com a aposentadoria já podem começar a se planejar com antecedência para o período de inatividade....
acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo para Android ou iOS; clique em “entrar” se você já tiver senha cadastrada; ou clique em “cadastrar senha” para fazer o seu cadastro; no início, clique na opção Simular Aposentadoria.
A nova regra de cálculo da aposentadoria determina que o valor será 60% da média salarial, apurada com base em todos os salários de contribuição desde julho de 1994. Ainda, que as mulheres devem receber mais 2% a cada ano trabalhado que exceder a 15 anos de contribuição.
Desse modo, o valor da aposentadoria por tempo de contribuição será o resultado da multiplicação da média simples de R$ 1.
Formato do cálculo prévio à Reforma da Previdência
Quem está a dois anos de cumprir o tempo de contribuição terá de pagar um pedágio de 50% sobre o tempo que falta para se aposentar. Isso quer dizer que, se faltarem dois anos para a aposentadoria, será necessário trabalhar três anos para ter o direito.
1.
Nesta regra de transição, o segurado poderá obter a aposentadoria quando preencher, cumulativamente, tempo de contribuição juntamente com idade mínima. II – idade de 56 (cinquenta e seis) anos, se mulher, e 61 (sessenta e um) anos, se homem.
Para se aposentar já em 2019 pela regra de pontos, na transição, a mulher precisa ter 86 pontos e o homem, 96. Também é necessário 30 anos de contribuição (mulher) ou 35 (homem). Os pontos são a soma da idade com o tempo de contribuição. Por exemplo, 60 anos de idade mais 36 anos de contribuição = 96 pontos.
Conforme a Lei o trabalhador que está perto de encerrar suas atividades laborais para se aposentar ele pode ser desligado da empresa sem justa causa. ... O prazo vai variar conforme a categoria, lembrando que na maioria das vezes este prazo vai de um a dois anos antes da aposentadoria.
O piso é igual ao novo salário mínimo nacional, fixado para 2021 (R$ 1.