Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria. Além disso, deve ter como objetivo um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes.
Reduz desperdícios e custos O acompanhamento de estoque elimina o excesso de produtos, o que, por consequência, reduz o número de furtos, avarias, vencimentos, produtos obsoletos ou parados, entre outros. Evitar esses contratempos implica reduzir consideravelmente os custos da empresa, tanto de tempo quanto financeiro.
Nesse sentido, a maioria dos estoques gera algumas vantagens e são importantes para: melhorar o serviço do cliente – dando suporte à área de marketing, que ao criar demanda precisa de material disponível para concretizar vendas; economia de escala – os custos são tipicamente menores quando o produto é fabricado ...
Quais são as vantagens de fazer um controle de estoque eficaz? ... Prevenindo, assim, o excesso de produtos em estoque ou até mesmo a falta deles. Com esse controle rigoroso de compras, é possível evitar o comprometimento do capital de giro e manter a saúde financeira da sua loja virtual.
Para empresas tradicionais de revenda, o estoque pode representar grande parte do capital investido, além dos custos de armazenagem e de manutenção. Controlar os estoques de maneira eficiente promove a satisfação dos clientes, uma vez que os produtos chegarão em tempo hábil e dentro da qualidade esperada.
Quais o fatores determinantes na decisão de manter ou não estoques? O que estes fatores logísticos influenciam a gestão de estoques? Demanda por maior variedade de produtos Mais serviços agregados Produtos customizados Menor tempo de resposta Acuracidade das informações.
Que relação o gerente de materiais precisa estabelecer entre o custo de estoque e a falta de estoque. ... Porque quanto maior o estoque, maiores o valor e volume estocados. O custo de armazenagem é diretamente proporcional ao volume e valor do estoque.
O controle – ou gestão – de estoque é a área responsável por controlar o fluxo de materiais dentro de uma empresa e apontar informações importantes sobre vendas, bem como analisar e prever quais serão as necessidades de compras futuras. LEIA TAMBÉM: Como usar o Facebook para divulgar minha empresa?
7 medidas para melhorar a gestão do estoque
O controle das entradas e saídas de materiais deve ser obrigatório e cobrado de forma rígida. Todas as entradas e saídas devem ser anotadas em fichas ou em sistema informatizado. Qualquer saída de estoque deve ser acompanhada de requisição de saída.
8 métodos de controle de estoque
Quais são os principais tipos de estoque?
Geralmente, os estoques são classificados em quatro categorias básicas: estoque de proteção, estoque de ciclo, estoque de antecipação e estoque no canal.
A expressão logística "nível de estoque" diz respeito à quantidade de materiais que estão realmente à mão no estoque disponível para uso. O nível de estoque desejado consiste na manutenção de um nível entre mínimo e máximo, ou seja, nível médio de estoque.
Estoque de contingência Em geral, ele é maior nos períodos em que há mais vendas — quando é mais fácil que ocorram falhas e faltas. O estoque de contingência pode ser confundido com o de antecipação por haver semelhanças entre eles. Porém, pelos diferentes objetivos, são tipos de estoque distintos.
Confira na sequência.
A gestão de estoque de um supermercado se refere ao gerenciamento de materiais ou produtos que vão gerar receita futura e envolve algumas práticas padrões.
Inventário de estoque pode ser resumido como a contagem, identificação e classificação de todos os produtos que sua loja possui. Normalmente, também é chamado de balanço do estoque.
As três etapas básicas de um inventário de supermercado são:
Como organizar as gôndolas do supermercado?
Como organizar os produtos nas prateleiras de acordo com os níveis?
Com intuito de ajudar neste quesito, trago algumas dicas para que a setorização de seu supermercado seja feita de forma que valorize o ambiente de sua loja.
Como funciona o layout de gôndolas de supermercado?