A Teoria dos Jogos auxilia o entendimento do processo de decisão de agentes que interagem entre si, a partir da compreensão da lógica da situação em que estão envolvidos.
Teoria dos jogos ou Teoria de jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.
Nos jogos de coordenação ambos os parceiros usam a mesma estratégia e chegam a um só equilíbrio; ambos compartilham o mesmo recurso. Nos jogos de anti-coordenação, ambos participantes podem jogar diferentes estratégias (trocando as mesmas, daí porque é um jogo simétrico correlacionado) e rivalizam os recursos entre si.
Na teoria dos jogos, os jogos de soma não nula ou de soma diferente de zero, são aqueles que não respeitam as condições que caracterizam os jogos de soma nula, isto é, são aqueles cujo somatório dos pagamentos efetuados a todos os jogadores não é nulo.
Albert Tucker
O jogo eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles tablets e telefones celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. ... Os consoles são conectados a controles manuais e a um aparelho de televisão.
De acordo com Ramos (2013, p. 20),os jogos cognitivos referem-se a “um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição”.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. O principal objetivo da brincadeira é explorar.