Ingredientes
A massa do panetone leva basicamente farinha, ovos, manteiga, açúcar, água e fermento natural. Segundo a Bauducco, é o fermento (chamado de massa madre) o segredo do seu produto. Trata-se de uma massa viva, alimentada constantemente e manualmente com farinha e água.
Como, nesse momento, a estrutura da massa ainda está quente e molinha, é melhor não causar um choque térmico no panetone, então o deixe por alguns minutos dentro do forno com a porta entreaberta. Logo em seguida, coloque-o de cabeça para baixo para esfriar – assim você vai garantir que sua estrutura irá se manter.
Se o tempo de fermentação for muito longo, por exemplo, ele vai comer toda glicose da massa e não vai ter mais o que comer, e a massa não vai ter como crescer. Se usar água quente demais lá na etapa da esponja ele morre também e a massa não cresce.
Para conservar Em temperatura ambiente, o panetone caseiro dura cerca de uma semana, mas você pode preparar com antecedência e congelar. Embrulhe um a um em filme plástico, para manter a umidade, e descongele deixando por 3 horas fora da geladeira.
Dica: o antimofo ajuda na conservação do panetone (2 meses), enquanto que o emulsificante dá leveza à massa. Modo de preparo: Dissolva os tabletes de fermento biológico fresco Fleischmann na água morna. Adicione os outros ingredientes, coloque a água aos poucos e sove até obter uma massa lisa e enxuta.
Após aberto, os papéis se invertem. “O panetone artesanal dura de seis a sete dias se conservado em um saco plástico. O industrial, depois de dois ou três dias, fica seco”, alerta Ambrosetti.
O panetone trufado deve permanecer na geladeira até o momento de servir. Na massa da trufa, você poderá misturar pedaços do miolo retirado do panetone. Validade de panetone trufado: na geladeira; 5 dias.
Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade). Exceção: se o clima está extremamente quente e não há local mais fresco na casa, ele vai derreter e alterar a qualidade de qualquer maneira, então embale-o em 2 sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, e coloque-o na geladeira.
10 minutos
Por exemplo, se ele ficou pastoso por conta do calor excessivo, é possível sim. Você pode corrigir o problema ou acrescentando, com ele quentinho ainda acima de 45 graus, um pouco de manteiga de cacau e temperando normalmente em seguida.
Após cortar a barra de chocolate, você deve colocar os pedacinhos em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, coloque o pote dentro do micro-ondas (com o aparelho na potência média) e derreta durante 1 minuto. Depois, mexa o chocolate com uma colher seca e, então, coloque para derreter por mais 1 minuto.
cinco minutos
Para fazer no banho-maria frio: