Semiologia clínica é a arte de examinar. Ela oferece a oportunidade de conhecer o paciente não só quanto às suas queixas, como também a sua pessoa, as condições sociais, influências genéticas, hábitos de vida e aspectos da personalidade.
A Semiologia da enfermagem pode ser chamada também de propedêutica, que é o estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas. A palavra vem do grego semeion = sinal + lógos = tratado, estudo). A semiologia é muito importante para o diagnóstico e posteriormente a prescrição de patologias.
A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico (POSSO, 2006).
O exame físico de enfermagem é a investigação do corpo do paciente para determinar o estado de saúde do mesmo. Ele costuma ser realizado pelo enfermeiro e o procedimento completo inclui peso, altura, sinais vitais e um exame céfalo caudal (da cabeça para os pés) de todos os sistemas do corpo do paciente.
Veja como fazer anamnese de forma adequada em 4 passos
Identificação: nome, idade, sexo, estado civil, profissão, local de trabalho, naturalidade, residência atual e etc. Queixa principal (QP): qual motivo levou o paciente a procurar ajuda, quais sintomas ele está sentindo. História da doença atual (HDA): registro da doença, sintomas, quando começou, se a doença evoluiu.