A síndrome XYY (também chamada síndrome do super-macho ou síndrome do duplo Y) é uma anomalia genética que afeta somente os homens. Não é hereditária e tão pouco está relacionada com o fator de idade dos progenitores. Por sua escassa frequência (1 de cada 1.
O síndrome de Jacobsen é um síndrome de anomalias congénitas múltiplas /atraso mental (MCA/MR), de genes contíguos, causado pela delecção parcial do braço longo do cromossoma 11. Até à data foram descritos mais de 200 casos na literatura.
A síndrome de Klinefelter é uma anomalia do cromossomo sexual, na qual os meninos nascem com dois cromossomos X e um Y (XXY). A síndrome de Klinefelter ocorre quando um menino tem um cromossomo X extra. Os meninos podem ter dificuldades de aprendizagem, braços e pernas longos, testículos pequenos e infertilidade.
Nas mulheres, os cromossomos do par sexual são iguais e representados por XX. Já os homens possuem um cromossomo sexual X e outro que é chamado de Y, sendo assim, eles são XY. Sabemos que, para que ocorra a fecundação, são necessários um gameta masculino e um feminino.
Um espermatozoide pode ser de dois tipos, contendo: 22 autossomos e o cromossomo X, ou 22 autossomos e o cromossomo Y.
Os dois outros cromossomos, chamados de heterossomos ou cromossomos sexuais apresentam diferenças: enquanto as mulheres apresentam dois cromossomos sexuais perfeitamente homólogos, que foram denominados XX, os homens possuem um cromossomo X e um outro, não totalmente homólogo a X, e que foi denominado Y.
Tipos de Cromossomos
Cromossomos autossômicos e cromossomos sexuais A espécie humana possui 46 cromossomos em suas células diplóides (2n), sendo 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais.
O pesquisador afirma que, ao contrário das células do sangue, nem sempre os neurônios têm 46 cromossomos – alguns têm 45 e outros 47, o que resulta em distintas formas de produzir proteínas e expressar os genes em cada célula do cérebro.
Os procariontes — bactérias e arqueias — normalmente têm um único cromossomo circular, mas existem muitas variações.
Existem n grupos de quatro cromossomos e cada grupo consiste de dois pares.
O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos.
26 de agosto de 2019 - Enquanto os seres humanos contam com 23 pares de cromossomos para carregar todo seu conjunto de genes, uma borboleta da espécie Polyommatus atlantica tem até 226 pares, ou seja, 452 cromossomos.
Ainda entre os animais, rolam outras discrepâncias quando comparamos o tamanho dos indivíduos de uma espécie com sua contagem cromossômica: elefantes têm 56 cromossomos, enquanto carpas têm 97 —mais que o dobro do maior animal de todos, a baleia-azul, com modestos 44 cromossomos.
(D) Hamster chinês macho com 22 cromossomos.
Caracol – 24 cromossomos Porco – 40 cromossomos minhoca – 32 cromossomos Trigo – 42 cromossomos borboleta – 380 cromossomos cavalo – 64 cromossomos Chimpanzé – 48 cromossomos samambaia – 1200 cromossomos Agora responda: 1) Por que todos os seres vivos acima apresentam números pares de cromossomos?
As quatro espécies do gênero Leontopithecus já tiveram seus cariótipos descritos e apresentaram o mesmo número de cromossomos (2n=46) e um cariótipo que parece conservado, inclusive após a análise dos padrões de bandeamento GTG.
As serpentes do gênero Micrurus da América Central tendem a diminuir o número cromossômico, sendo que as de maior número diplóide apresentam 2n = 34 e de menor número 2n = 26. As espécies da América do Sul tendem a aumentar o número diplóide: 2n = 38, 2n = 40 e 2n = 42 (3 espécies estudadas).
Cariótipo é o nome dado ao conjunto de cromossomos de uma dada espécie e apresenta forma, tamanho e número característicos. A morfologia desses cromossomos é constante para a espécie, entretanto o número pode variar em casos de alterações cromossômicas.
A Drosophila tem quatro pares de cromossomos e cerca de 14 mil genes.
Trissomia 21 padrão Cariótipo: 47XX ou 47XY (+21) O indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as suas células, tendo no par 21 três cromossomos. Ocorre em aproximadamente 95% dos casos. Existem alguns exames que podem diagnosticar a Síndrome de Down ainda durante a gestação.
Síndrome de Down – mutação causada pela trissomia do cromossomo 21, isto é, os indivíduos portadores dessa síndrome possuem um cromossomo a mais no par 21 autossômico. A normalidade é conter cariótipo com 46 cromossomos, no entanto, esses apresentam 47, sendo que esta alteração determina retardo mental.