Desse modo, o papel da contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é, além de contribuir para a compreensão de fenômenos e conhecimentos científicos, estabelecer relações desses aspectos com o contexto em que vive, com criticidade, com vistas a compreender esse contexto, superando o senso comum.
A APRECIAÇÃO ARTÍSTICA. Analisar, refletir e compreender os diferentes processos da arte, com seus diferentes instrumentos e manifestações sociais, culturais e históricas. ... OS ASPECTOS HISTÓRICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA ARTE.
“contextualizar a obra de arte, consiste em contextualiza-la, não só historicamente, mas também social, biológica, psicológica, ecológica, antropológica etc., pois contextualizar não é só contar a história da vida do artista que fez a obra, mas também estabelecer relações dessa ou dessas obras com o mundo ao redor, é ...
Há várias formas de contextualizar o tema para o leitor, isto é, demonstrar brevemente sobre o que dissertaremos. Podemos fazer isso definindo uma palavra-chave, citando algum pensador ou especialista, apresentando dados estatísticos, realizando comparações socioeconômicas, geográficas etc.
Quais os 5 passos que você deve seguir para contextualizar o tema?
Contexto histórico Indica circunstâncias ou fatos relacionados a um momento de determinada época, como um cenário político, social, cultural e econômico. Exemplo: O Iluminismo é um movimento filosófico, literário e intelectual que defende a crença na razão humana e na ciência.
Veja a definição deles. O contexto histórico é o contexto que traz como principal componente o cenário histórico no qual o texto foi produzido. O contexto político, social, econômico ou cultural também ajuda na compreensão do texto.
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.
Contexto histórico do humanismo O humanismo surgiu no século XV na Itália, mais precisamente na cidade de Florença durante o período do Renascimento Cultural. Por isso, ele também é chamado de Humanismo Renascentista.
É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas. Na Literatura, os autores italianos que maior influência exerceram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron).
Henrique, "o Navegador", as quais, junto a evolução da cartografia e aparelhos de navegação, permitiram conhecimentos suficientes para a exploração marítima. centralização do poder e a grande vantagem comercial devido ao excesso de metais preciosos em Portugal, o que permitiu grandes lucros nas trocas de especiarias.
Gil vicente foi poeta e dramaturgo português, considerado o “Pai do Teatro Português”. Em Portugal, Gil Vicente foi a figura mais importante do humanismo literário.
Principais autores e obras do Humanismo
A diferença principal entre o Trovadorismo (século XII e XIII) e o Humanismo (séculos XIV a XV) consiste no fato de que no humanismo o homem passou a ser mais crítico e menos sonhador, como no trovadorismo. No humanismo valorizavam-se mais as atitudes do homem.
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu durante a Idade Média, mais precisamente no século XI no sul da França. Por isso, esse movimento se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV quando começou o Humanismo. Esse movimento foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa.
Trovadorismo: corresponde à primeira fase da história de Portugal e está intimamente ligado à formação do país como reino independente. O conjunto de suas manifestações literárias reúne os poemas feitos por trovadores para serem cantados em feiras, festas e castelos nos últimos séculos da Idade Média.
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.