Tanto o C (carbono) como o O ( oxigenio) são um não metal. Quando temos uma molécula formada por dois ou mais elementos não metais, eles não são ligados por ligação ionica e sim covalente ou molecular pois eles precisam comartilhar elétrons para alcançar 8 em sua camada de valencia.
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.
Trata-se da energia envolvida na quebra ou formação de ligações entre átomos de uma molécula. ... Com isso, podemos afirmar que, quando a ligação entre átomos é formada, ocorre liberação de energia; portanto, consequentemente, a sua quebra depende de absorção de energia.
ligações Covalentes
calor de ligação para ligações duplas ou triplas. Assim, o calor de ligação de N=N é 944 kJ/mol. Isso significa que para romper 1 mol de ligações triplas são necessários 944 kJ; N2 -> 2N AH = 944 kJ/mol Depois de rompidas essas ligações, os átomos se ligam, liberando energia.
ΔH = Σr - Σp Σr = soma das energias necessárias para quebrar cada ligação no reagente; Σp = soma das energias necessárias para formar cada ligação no produto.
Para ocorrer uma ligação química é preciso haver uma quebra das ligações existentes nos reagentes, e a formação de novas ligações nos produtos. Esse processo envolve o estudo da variação de energia das reações.