O lixo orgânico é considerado aquele que sobra de restos de alimentos e resíduos gerados naturalmente por seres vivos, já os demais lixos são os recicláveis, sendo eles os materiais plásticos, de vidro, alumínio, papelão, entre outros.
Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. ... Já os compostos inorgânicos correspondiam aos sistemas não vivos, como rochas e minérios.
Inorgânicos - compostos que são formados por mais de um elemento, sendo eles diferentes e que não tem um hidrocarboneto (C e H ligados).
Lixo orgânico: O que é e quais as soluções – Os resíduos orgânicos, comumente chamados de lixo orgânico, são aqueles com procedência biológica (podendo ser animal ou vegetal).
O lixo orgânico pode ser utilizado, por exemplo, na produção de adubo orgânico, o qual pode ser utilizado na agricultura. O lixo orgânico é transformado em adubo orgânico na compostagem, um processo que funciona como uma reciclagem do lixo orgânico. ... Vale destacar que a compostagem pode ser feita até mesmo em casa.
Como o lixo orgânico pode ser reciclado? Existem duas formas de reciclar o lixo orgânico: a compostagem, gerando adubo para ser usado em plantações, e por meio da produção de biogás. O processo de compostagem pode ser definido como a reciclagem de matéria orgânica.
Saiba como separar o lixo para reciclagem de maneira correta
A compostagem é um processo biológico de reciclagem da matéria orgânica, sendo de diferentes origens: urbana, doméstica, varrição, industrial, agrícola. É um processo natural onde os micro-organismos são responsáveis pela degradação da matéria orgânica.
O lixo orgânico é composto pelos resíduos que têm origem animal ou vegetal, como cascas de frutas e legumes. Já o lixo inorgânico é aquele produzido pelo homem, que não tem origem biológica, como os plásticos, vidros, entre outros.
“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
Os materiais recicláveis trazem esses símbolos marcados em alto relevo ou impressos: Papéis recicláveis: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.
Reserve os materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metais, em sacos plásticos diferentes dos utilizados para descarte de lixo e material orgânico. Confira o dia e horário do recolhimento feito pelos caminhões da coleta seletiva ou encaminhe para um Ecoponto ou Pontos de Entrega Voluntária.
O lixo reciclável precisa ser descartado limpo e seco, enquanto os rejeitos (o chamado lixo comum) devem ser destinados a aterros sanitários controlados.
Os pontos de coleta seletiva normalmente recebem os descartes por tipo de material pelo qual são feitos. Antenas, latas, embalagens de desodorante spray e arames, por exemplo, costumam ser recebidos por postos que armazenam e reciclam alumínio - principal material componente desses descartes.
1 O que é considerado entulho? Qualquer resíduo gerado por atividades de construção civil ou de reformas. 2 O que diz a lei? ... O lixeiro pode coletar até 50 quilos de entulho por dia, desde que o material esteja corretamente acondicionado, dentro de sacos plásticos.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
Caixas de papelão, resíduos volumosos como metais, móveis, eletrônicos ou qualquer outra coisa que não esteja dentro de sacos plásticos de até 100 litros, não serão recolhidos.
Para coleta domiciliar diurna, os resíduos devem ser dispostos nas vias públicas em até duas horas antes do horário da coleta, e para coleta domiciliar noturna, os sacos devem ser dispostos somente após às 18h.
Também é possível verificar os dias da Operação Cata-Bagulho. Por meio do site Zelando pela Cidade, o paulistano pode consultar os dias e horários em que as coletas seletiva e domiciliar passarão em sua casa. Também é possível consultar os dias em que a via recebe serviços de varrição.
Para checar se a coleta seletiva já chegou na sua rua e saber os dias e horários de coleta, acesse o site SP Cidade Limpa aqui. Se você colocar os materiais recicláveis fora do horário previsto, os mesmos não serão recolhidos pela coleta seletiva.
Entulhos, colchões, carcaças de móveis e eletrodomésticos devem ser levados ao ecoponto mais próximo. Ponha o lixo para fora apenas 2 horas antes de o caminhão coletor passar. É importante diminuir o tempo de exposição à ação de animais ou mesmo chuva que possa rasgar os sacos.
Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas
Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas
Como fazer: pedido de instalação de lixeira em calçada