[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").
substantivo feminino Reunião de palavras que se juntam para formar uma nova palavra como: girassol, passatempo.
A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Como é possível observar, as palavras sofrem uma modificação em seu significado quando possuem o acréscimo dos elementos mórficos CON-, DES- e IN-. Esse elemento mórfico que antecede o radical das palavras, conferindo-lhes um novo significado e originando novas palavras, é conhecido como prefixo.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
O hífen é usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal.
Significado de Hífen substantivo masculino Traço horizontal que indica a separação de um nome composto, de sílabas em fim de linha e de ligações enclíticas, pronome depois do verbo, ou mesoclíticas, pronome entre o radical e a desinência verbal; traço-de-união.
Quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen. Um exemplo dessa regra é a palavra anti-inflamatório. Perceba que o prefixo “anti” termina com a mesmo vogal que a palavra “inflamatório” começa, ou seja, a vogal I.