Caracteriza-se pela adoção de uma filosofia humanista e a recuperação da literatura clássica da Antigüidade e se beneficiou da difusão da impressão no final do século XV. Para os escritores do Renascimento, a inspiração greco-romana era mostrada tanto nos temas de sua escrita como nas formas literárias que eles usavam.
O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. ... Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
Durante o século XIV ocorreu o Renascimento Cultural e Artístico nas cidades italianas, movimento inspirado na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). ... O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto).
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
O Renascimento foi um movimento de renovação das artes e ciências europeias, ( séculos XIV a XVI) marcado por valorizar a Antiguidade Clássica ( a pintura, a escultura, a literatura). ... A arte renascentista tem como características a valorização do homem, a inspiração dos modelos greco-romanos, perfeição das formas, etc.
A valorização das potencialidades humanas: aprofundamento do emprego da razão, do espírito crítico, da criatividade e das experiências individuais; Inovações técnicas e científicas; Expansão da produção artística; O resgate do papel da mulher na renascença.
Resposta. As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos. O renascimento foi um período que se iniciou no século XIV, na Itália e depois se espalhou pela Europa.
Figuras deformadas e cenas sem lógica. Abandono da representação das formas de maneira realista. Arbitrariedade no uso das cores. Urbanismo.
Renascimento é a arte do Humanismo. Racionalismo: Começam a utilizar a razão nas obras, a busca pela verdade. Naturalismo: Valorizam a natureza. Classicismo: Valorizam a cultura da Antiguidade Clássica, que estava perdida durante a idade média.
Entre as características do Humanismo, três são fundamentais para a caracterização do movimento que ocorreu nos anos de 1434 a 1527. Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
No mais, foi no início do século XVI, já no auge do Renascimento, que ocorreram dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral e político da Europa: invenção da imprensa, por Joannes Gutenberg, e a Reforma Protestante, desencadeada por Martinho Lutero.
2- Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural? Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade. ... Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
Resposta. Explicação: As principais características do mercantilismo são citadas como sendo: Intervenção do rei na economia, metslismo , colonialismo.
Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico? A - O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.
Duas características marcaram a Idade dos Metais: a revolução urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricação de utensílios e armas. Esse período se distingue pela harmonia entre os povos.
O Período Neolítico aconteceu entre 5.
Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo a)O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.
A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. ... Cada “classe social” possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima.
Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). ... No Egito Antigo existiam diversos templos, que eram construídos em homenagem aos deuses. Cada cidade possuía um deus protetor. Outra característica importante da religião egípcia era a crença na vida após a morte.
As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana. A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de fé ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público.
Resposta. Eles tinham faraó como um ser grande,como por exemplo ser um deus. Na imagem a cima,percebe se reverência ao que está assentado sobre a cadeira,e todos se reverenciando ao mesmo.
Desenvolvido e expandido durante o Império Persa na Antiguidade, o zoroastrismo se caracterizou como uma religião da dualidade entre o bem e o mal. ... Desenvolvido por Zaratustra (ou Zoroastro para os gregos), por volta do século VI a.C., a religião se tornou predominante no Império.
Zoroastrismo é uma antiga religião persa, que consiste na ideia principal do dualismo constante entre duas forças, representando a luta entre o bem e o mal. ... O zoroastrismo é essencialmente monoteísta (culto exclusivo à Ahura Mazda) e dualista (existência do bem e do mal).
O zoroastrismo é uma religião de caráter dualista, que surgiu entre os séculos 628 a 551 a.C. Ainda hoje ela é praticada por algumas populações do Irã e da Índia. ... No desenvolvimento de suas crenças, o povo persa elaborou uma religião concebida por meio das exortações pregadas pelo profeta Zoroastro (628 – 551 a.C.).