A letra inicial maiúscula deverá ser usada quando estado for sinônimo de nação. A letra inicial minúscula deverá ser usada com outros sentidos da palavra estado, como as unidades da divisão do território brasileiro e a condição ou situação de algo ou alguém.
Paulo com maiúscula inicial. Noutro âmbito, contudo, até para evitar a profusão de maiúsculas, podemos escrever estado de S. Paulo, estado do Vaticano, estado espanhol, concelho de Lisboa, câmara de Serpa, etc.
Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc.
Para escrever nomes de coisas ou objetos, usamos letra minúscula. Eles são chamados de nomes comuns e por isso são escritos com letras minúsculas. Exemplo: Saí com minha prima para tomar sorvete. Depois passamos na banca e compramos gibis.
Ex: No ministério em que trabalhava, havia muitas políticas interessantes. OBS: Quando usadas como substantivo comum, são escritas com letra minúscula. ... OBS: Quando o termo é utilizado em linguagem figurada, usa-se letra minúscula. Ex: A multidão enfurecida mais parecia uma revolução francesa.