Ela é expressa através da seguinte fórmula:
As principais medidas de capacidade usadas no dia a dia são o metro cúbico e o litro. Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros.
Molaridade ou concentração molar ou concentração em mol/L ou concentração em quantidade de matéria é a razão da quantidade de matéria do soluto (mol) pelo volume de solução (em litros), expressa na unidade mol/L (molar).
Molalidade (W) é uma das formas de medir a concentração de soluto em solvente, ou seja, o número de mols do soluto presente no solvente. A molalidade, também conhecida como concentração molal ou concentração em quantidade de matéria por massa, é utilizada quando as soluções apresentam temperaturas variantes.
A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V). A concentração em quantidade de matéria é a relação entre a quantidade de matéria do soluto, medida em mol (n1), e o volume da solução em litros (V).
Conforme mostrado acima, a concentração de uma solução tem como unidade padrão g/L (gramas por litro), mas ela pode ser expressa em outras unidades de massa e volume, como g/m3, mg/L, kg/mL, etc.
Concentração comum (C) Onde m1 é a massa do soluto (em g), V é o volume da solução (em L ou mL) e C é a concentração comum. A unidade de medida que utilizamos nesse caso para a concentração é g/L, g/mL, …