A gangrena é causada a devido à morte do tecido essa resultados da parada do fluxo sanguíneo ao órgão afetado. Os vasos sanguíneos levam os glóbulos vermelhos que levam por sua vez a vida que dá o oxigênio a todos os tecidos.
A gangrena é a morte de tecidos do corpo e pode ter diversas causas, como infecções bacterianas e falta de irrigação sanguínea desses tecidos.
A gangrena afecta geralmente diabéticos com açúcar no sangue alto e descontrolado. Encontra-se que o açúcar no sangue alto danifica os nervos do pé que causa a neuropatia periférica e igualmente endurece as paredes das artérias que conduzem ao redução e ao fluxo sanguíneo obstruído.
Significado de Gangrena substantivo feminino Morte local dos tecidos; necrose. [Figurado] Corrupção moral, destruição progressiva.
Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.
TUBERCULOSE. GRANULOMA. OBSERVE VÁRIOS PEQUENOS GRANULOMAS CONFLUENTES COM MACRÓFAGOS E CÉLULAS GIGANTES MULTINUCLEADAS, TIPOS CORPO ESTRANHO OU LANGHANS, E LINFÓCITOS NA PERIFERIA. À DIREITA, NOTE OS SEPTOS ALVEOLARES COM INFILTRADO LINFOCITÁRIO E OS ESPAÇOS AÉREOS COM HEMÁCIAS E ALGUNS MACRÓFAGOS.
O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.