Normalmente toma-se essa relação em porcentagem, multiplicando a relação entre a pressão parcial da água e a pressão de vapor da água por 100, portanto, o valor da UR varia entre 0 e 100% para condições até a saturação de acordo com a temperatura.
Sempre abrir. A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). ... Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar.
No ponto de máximo da função obtiveram-se a densidade do solo máxima (Dmax) e a umidade crítica de compactação (Uc) através das expressões: Dmax = - b/2a e Uc = - (b2 – 4ac)/4a , em que a, b e c são os coeficientes de ajustes das equações (Dias Junior & Miranda, 2000).
Umidade crítica: é o teor de umidade acima do qual o inchamento permanece praticamente constante.
A capacidade de retenção de água é obtida pela determinação da massa dos solos na capacidade de campo, subtraída da massa de água remanescente, obtida após a secagem livre (natural) do solo.
A macroporosidade é um atributo do solo utilizado para estudos do seu grau de compactação. Valores baixos de macroporosidade podem resultar em má drenagem, baixa aeração e aumento da resistência do solo à penetração de raízes, sendo um dos indicadores de degradação do solo.
A microporosidade pode ser definida como o volume de poros do solo que possuem diâmetro menor que 0,050 mm (50 µm), correspondendo à água drenada dos poros quando da aplicação e equilíbrio de uma coluna de água de 0,60 m.
O volume dos sólidos (Vs) é obtido através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, o volume total da amostra (V) é calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática e por consequência, o volume de vazio (Vv) é a diferença entre os dois.