Qual A Caracterstica Do Bioma Pantanal?

Qual a caracterstica do bioma Pantanal

O Bioma Pantanal é considerado patrimônio nacional, ainda assim, sofreu em 2020 os maiores ataques da sua história, com queimadas criminosas a perder de vista, feitas para liberar pasto para pecuária extensiva.

Das espécies da flora, 1.682 espécies de plantas são encontradas no bioma, sendo, sendo que das 167 espécies sobre as quais se sabe o estado de conservação, 24 se encontram ameaçadas de extinção, ou 14,37% (BFG, 2021).

Estude com o Aulática para o Vestibular!

O bioma Pantanal é considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, abrangendo os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele é o menor bioma em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 2% do território nacional. O Pantanal também abriga a bacia hidrográfica do Rio Paraguai, que é alimentada pelos rios Paraguai, Cuiabá, São Lourenço e Miranda. No período das cheias, boa parte da planície pantaneira fica alagada, fazendo com que o solo não seja capaz de absorver toda a água.

O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação no Cerrado e Pantanal, realizada em conjunto para esses dois biomas, ocorreu durante os anos de 2011 e 2012, por meio de várias reuniões técnicas temáticas, com a participação de pesquisadores, gestores e representantes de diversas instituições. O processo foi conduzido pelo MMA, com a participação técnica do WWF no âmbito das negociações da RTRS, sigla em inglês para Mesa Redonda da Soja Sustentável, e com o apoio do WWF Brasil.

A vegetação do Pantanal, por exemplo, lembra bastante os tipos de vegetação de todos os outros biomas, a depender do ponto geográfico: de matas fechadas à arvores mais tortuosas e espaçadas, plantas aquáticas e árvores centenárias.

Maior planície alagável do planeta, o Pantanal é considerado uma região de transição entre a Amazônia e o Cerrado e abriga espécies de ambas as áreas

Maior planície alagável do planeta, o Pantanal é considerado uma região de transição entre a Amazônia e o Cerrado e abriga espécies de ambas as áreas

Um bioma é um grande espaço geográfico natural onde existe uniformidade do clima, do solo e da vegetação, com identidade regional e características únicas, definidas pelo tipo de solo e clima.

A média da precipitação anual da planície alagável fica entre 1000 e 1400 mm, com picos máximos em janeiro e mínimos em julho. Além disso, as temperaturas médias giram em torno dos 25 º C, mas podem alcançar máximas de 40 º C e mínimas próximas a 0 º C.

Por que o Pantanal é alagado?

Este é um dos fatores que proporciona que o Pantanal seja um dos locais com maior biodiversidade do planeta, junto com a Amazônia, por exemplo.

A construção de estradas também causa impacto, porque funciona como barreira geográfica, isolando populações que não vão conseguir mais trocar material genético, baixando a variabilidade genética do bioma. Além disso, há muitos atropelamentos todos os anos.

Perguntas frequentes

<strong>Perguntas frequentes</strong>

Imagem de Jose Sabino por Pixabay 

O objetivo geral do Projeto GEF-Terrestre é aumentar a conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal por meio do fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e da integração com outras estratégias de conservação, como os Planos de Ação Nacionais para espécies ameaçadas de extinção e a recuperação de áreas degradadas, contribuindo assim para aumentar a viabilidade populacional de espécies ameaçadas, evitar a emissão de carbono e aumentar a área de vegetação nativa sob práticas de manejo sustentável nos biomas Caatinga, Pampa e Pantanal.

Para mais informações, acesse os dados em:

O monitoramento ambiental nos biomas brasileiros extra-amazônicos começou a ser realizado por meio de projetos, tendo sido iniciado em 2002, com o levantamento da cobertura vegetal e uso do solo nos biomas pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – Probio I.  Em 2008, o Ministério do Meio Ambiente - MMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA firmaram acordo de cooperação, para a realização do Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite - PMDBBS, que contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Este programa teve como objetivo o monitoramento sistemático da cobertura vegetal dos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, a fim de quantificar desmatamentos de áreas com vegetação nativa, para embasar ações e políticas de prevenção e controle de desmatamentos ilegais nestes biomas, além de subsidiar políticas públicas de conservação da biodiversidade e de mitigação da mudança do clima. O projeto teve como referência os Mapas de Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros, produzidos pelo Probio/MMA e atualizou os dados de desmatamento do bioma Pantanal para o período de 2002-2008, 2008-2009, 2009-2010 e 2010-2011.

O Pantanal é um bioma muito peculiar, que possui a maior concentração de fauna das Américas e características de outros biomas. Além disso, ele liga duas bacias hidrográficas de importância transfronteiriça, a Amazônica e a do Prata, o que lhe atribui a função de corredor biogeográfico, ou seja, contribui para a ampliação das várias espécies da fauna e flora. Por isso, ele é considerado um patrimônio natural pela Unesco.

Uma característica interessante desse bioma é que muitas espécies ameaçadas em outras regiões do Brasil persistem em populações avantajadas na região, como é o caso do tuiuiú – ave símbolo do Pantanal.

O Pantanal é o menor bioma brasileiro e a maior planície de inundação do mundo

Desse modo, dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) apontaram que, em 2020, 15% do Pantanal foi perdido, o que equivale a uma área de cerca de 2,2 milhões de hectares, uma proporção do tamanho do território de Israel.

Atualmente a principal inciativa do Departamento de Ecossistemas do MMA para o bioma Pantanal é o Projeto GEF Terrestre - Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, um projeto do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tendo como Agência implementadora o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e como agência executora o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO. O projeto teve início em maio de 2018, com previsão de término em maio de 2023.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais

Quais são os estados brasileiros que possuem o bioma do Pantanal?

Todos os anos, o Pantanalbioma que ocupa parte da região Centro-Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, próxima às fronteiras com a Bolívia e o Paraguai – enfrenta o mesmo ciclo climático: um inverno bastante seco e um verão quente e chuvoso.

Quais são as características da vegetação do Pantanal?

A vegetação do Pantanal conta com um mosaico de matas, cerradões e savanas, isto por que, tem influência direta de outros três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica – com espécies como cambará-lixeira, canjiqueira e carandá, que se estabelecem em campos inundáveis de diversos tipos, ...

Quantos quilômetros tem o Pantanal?

150.000 km² O Pantanal é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de 150.000 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.

Qual o maior e o menor bioma?

Amazônia O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.

Qual é o tamanho do Pantanal?

150.355 Km² O Pantanal ocupa uma área de 150.355 Km², possuindo quase 2% do território nacional e é constituído principalmente por savana estépica alagada. Este bioma está presente em apenas dois estados brasileiros: o Mato Grosso com 7% de ocupação do território e o Mato Grosso do Sul com 25%.

Qual é o bioma mais degradado no Brasil?

IBGE: Mata Atlântica é bioma mais devastado no país, depois vêm Pampa, Cerrado e Caatinga.

Qual o bioma menos devastado do Brasil?

Caatinga Caatinga - o bioma menos preservado no Brasil enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que ocupa 11% do território do país, estendendo-se por 844.453 km².