– Além disso, acredite: quanto mais alta estiver a antena do roteador, melhor será o seu Wi-Fi. Por isso, prefira deixa-la a pelo menos uma altura de 1,5 metros de distância do chão. – O motivo da sua internet lenta pode ser causado porque muitas pessoas estão congestionando sua conexão.
Não são só as paredes de casa que interferem na distribuição do sinal. O posicionamento vertical dele também importa, porque se o aparelho estiver no chão, seus outros dispositivos terão mais dificuldade em conectar à internet. O ideal é colocar o roteador em um lugar alto - até no teto, se possível.
De qualquer forma, é importante conhecer o máximo possível sobre o roteador, acessando-o e explorando cada recurso. É uma empreitada que vale a pena, já que basta configurá-lo corretamente apenas uma vez para ter uma rede sempre funcionando sem gargalos.
Muitos roteadores atuais já não ficam mais restritos aos padrões A, B, G e N. Mesmo os modelos mais básicos já trabalham com o padrão AC, ainda que com velocidades diferentes. Alguns modelos mais modernos trabalham com velocidades superiores a 3 Gbps, o que pode parecer teoricamente inatingível, mas não é.
A primeira delas é criar uma senha forte, com letras, números e caracteres especiais, aliada a um protocolo forte, como o WPA2. Em seguida, caso exista a opção no modelo, esconder o SSID. Essa opção exige que quem deseja se conectar na rede tenha que pesquisá-la manualmente, certamente dificultando o acesso de quem quer usar a sua conexão sem a sua permissão.
A melhor estratégia é colocar o roteador em um lugar alto, pois assim o sinal se expande para baixo e para os lados e ele fica livre de objetos ao redor. Visto que o sinal se espalha por todas as direções, o mais indicado é colocá-lo no centro do cômodo.
Como vimos no item 2, é possível melhorar o sinal eliminando possíveis interferências. O mesmo acontece com a mudança de frequência, já que grande parte dos roteadores atuais oferece frequências de 2,4 GHz e 5,0 GHz.
Veja como melhorar a conexão 3G ou 4G do seu celular.
- Caso estiver em algum jogo online ou realizando um upload ou download pesado, se possível opte por usar o cabo da internet em vez do Wi-Fi. Para momentos de urgência ou alto desempenho, essa é a melhor opção (na maioria das vezes).
A verdade é que as melhores técnicas para aumentar o sinal WiFi também são as mais básicas. Se você quiser aumentar a força da sua rede WiFi e estendê-la para cobrir toda a sua casa, você deve descobrir onde é o melhor lugar para instalar o seu roteador.
Quais são os benefícios? Os mesmos de reiniciar um PC, eliminando possíveis erros e começando tudo do zero. Além de permitir que o roteador "descanse um pouco", evitando aquecimento excessivo.
– O que achou dessas sugestões? Se você seguir essas dicas, certamente irá perceber uma diferença na qualidade do seu sinal. E, por fim e não menos importante, responda: você já fez um teste de velocidade para saber se o problema não está na sua internet?
"Como é uma rede sem fio, independentemente de conectar ou não, ela tem que responder a todos os dispositivos", explica o professor. Se sua rede ficar fora do alcance da TV do vizinho de dois andares acima, ela ficará automaticamente menos congestionada --mesmo que a TV do vizinho não esteja conectada à sua internet.
Aliás, se você se enquadra nesta segunda opção, vale a pena saber que o Aplicativo do Técnico da Solução Flashbox, da Anlix, tem como uma das suas principais funcionalidades sinalizar ao técnico durante a instalação a melhor localização do roteador dentro da casa do cliente. Vale a pena experimentar!
Aliás, para garantir que seu roteador não vire fornecedor de sinal para toda vizinhança, trocas regulares de senhas são bem-vindas. E por que não reiniciar o roteador de vez em quando? Isso evita que ele trave, ou pode fazer com que ele destrave --não é só balela do suporte técnico da sua operadora de internet.
- Quando o assunto é localização, tente deixar o dispositivo centralizado. Para quem ainda tem dúvidas a respeito da posição, o aplicativo WiFi Solver FDTD, para Android, pode ajudar durante o processo.
Montamos essas dicas pensando em roteadores mais novos, que trazem recursos mais sofisticados para melhorar a rede. Não podemos esquecer, porém, do básico. Por exemplo, temos de checar se o firmware do roteador está atualizado, garantindo novos recursos e correção de bugs. Assim como checar a infraestrutura, como o estado dos cabos, condições do equipamento e assim por diante.
Temos que levar em consideração a posição das paredes da residência, a distância do sinal, a quantidade de possíveis interferências (item 2). Mas como descobrir qual é melhor posição? Há alguns programas disponíveis que ajudam a determinar isso. É o caso do Heatmapper, inSSIDer e o NETGEAR WiFi Analytics, um app gratuito para Android.
Por esse motivo, faça o teste de conexão agora mesmo! O MinhaConexão - um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil – conta com precisão no resultado de teste de velocidade e ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo. Confira!
Um recurso que está ficando cada vez mais comum é a reinicialização programada. Basta programar o roteador para reiniciar automaticamente de tempos em tempos, geralmente uma vez por dia em um horário específico.
Se você quer se aprofundar um pouco mais no tema, assista a esse vídeo da nossa série Conexão Anlix no YouTube e aprenda muito mais com a aula do nosso CTO, Gaspare Bruno:
No entanto, o seu modelo de roteador também pode estar envolvido nesses problemas. Tanto a marca do aparelho quanto a sua posição no ambiente fazem toda a diferença na velocidade da internet. Confira mais informações:
O Quality of Service (QoS, Controle de Qualidade em português) é um recurso e tanto. Sem configurá-lo, o roteador costuma dar prioridade para tudo. E quando tudo é prioridade, nada é prioridade.
Aproveitando a questão da altura, é importantíssimo posicionar o roteador em um ponto mais alto que tiver em sua casa. As ondas do aparelho irradiam para frente e para baixo. Por isso, o ideal é deixar o roteador em um local alto, como em cima de estantes, para desviar de barreiras baixas, como sofás, mesas e balcões.
Alguns dos melhores roteadores wireless de longo alcance, como o Asus Rog Rapture gt, o TP-Link Talon AD7200, ou o D-link DIR-895L, são projetados para oferecer cobertura expandida em áreas de até 1500 metros quadrados.
Aqui você tem algumas dicas do que fazer para obter a melhor velocidade de navegação.
O sinal de banda dupla pode ser de 2,4 ou 5 GHz e atinge até 300 Mbps, podendo ser reconhecido em um raio de até 400 metros.