Existem mais de 35 mil tipos de orquídeas na natureza para você colecionar e admirar, mas com tantas espécies diferentes é quase impossível catalogá-las. Muitos aficionados, inclusive, realizam o “cruzamento” entre espécies de orquídeas, criando novas plantas com diferentes características.
Essa espécie gosta bastante de climas quentes e, por isso, se deu muito bem no Brasil. Chama muita atenção de quem gosta de orquídeas por suas flores amarelas e o tamanho delas, já que são grandes perto da extensão da planta toda. As flores, que aparecem no fim do inverno, medem cerca de 5 centímetros, e a orquídea chrysotoxum tem entre 10 e 30 cm de altura.
Se a pessoa quiser cultivá-la em vasos, vale lembrar que os de barro são os mais indicados porque permitem maior entrada de ar; já os vasos de plástico retêm muita umidade, mantendo as raízes encharcadas e até abafadas.
Muita gente possui dificuldades ao cultivar Phalaenopsis e cai no mesmo problema: as folhas murchas. Veja abaixo um vídeo em que explico um dos fatores que causam as folhas murchas em Phalaenopsis e como resolvê-lo.
Florescem a partir de abril a julho. A flor comum tem pétalas e sépalas nas cores magenta ou púrpura. E também, produzem de 1 a 3 flores por haste que duram no máximo 25 dias.
O preço das orquídeas também é algo que chama a atenção. Algumas espécies são encontradas por valores muito pequenos, como as do gênero Dendobrium, que podem ser encontradas a partir de R$ 10. No entanto, algumas espécies mais raras de orquídeas, como é o caso das Paphiopedilum podem chegar a custar a bagatela de R$ 40 mil reais.
A varanda é um lugar perfeito para vários tipos de orquídeas, pois ficam protegidas do sol, da chuva e dos ventos. Podem ser utilizadas como jardim vertical nas varandas e não necessitam de muita manutenção.
Quando a base de sua orquídea estiver muito próxima da boca do vaso, significa que é hora de fazer uma mudança. Escolha um vaso em que ela fique, pelo menos, cerca de 2 dedos abaixo do limite do vaso e coloque pedras no fundo para melhorar a drenagem da água. Depois, adicione terra e chips de fibras de coco ou musgo lavado para receber a planta.
São plantas bastante fortes, muitas vezes toleram ficar debaixo de sol pleno em jardins. Porém, para que o cultivo seja melhor e a planta não sofra muito com altas temperaturas, aconselho um sombrite de 40%.
Uma das curiosidades é que as orquídeas só não existem na Antártida devido ao seu clima aproximado de -40°C. Esses tipos de orquídeas podem ser encontradas nos cinco continentes (América, Ásia, Europa, África e Oceania) nas mais variadas formas e cores.
Essas variedades podem sem encontradas na Mata Atlântica. Justamente por isso, é importante notar que algumas dessas plantas estão em risco constante e iminente de extinção.
Essa é uma espécie de híbrido natural, criada no Himalaia e bastante popular no Brasil. Os brasileiros gostaram tanto da leeanum e ela se adaptou tão bem por aqui que é a mais encontrada do gênero Paphiopedilum no país. Ela floresce no inverno, suas flores não são perfumadas e possuem aproximadamente 10 centímetros. O indicado, para todas as Paphiopedilum, é regá-las pelo lado para não acumular água no “sapatinho”.
As orquídeas são plantas que compõem a família Orchidaceae, uma das maiores existentes no mundo, e, justamente por isso, despertam interesse, em especial, de colecionadores — os conhecidos “orquidófilos”.
A purpurata também é uma espécie brasileira, encontrada no Sul e Sudeste do país. É conhecida por sua flor grande, branca e púrpura, que pode atingir até 13 centímetros de diâmetro. As flores características aparecem no verão e duram cerca de 15 dias. A Cattleya purpurata pode atingir 60 centímetros de altura e, no inverno, as regas devem ser menos frequentes.
A maioria, no entanto, é utilizada para finalidade ornamental, já que sua beleza é incontestável em todas as suas variações. Contudo, algumas delas são cultivadas pela sua funcionalidade, que o caso da Vanilla, aplicada na produção de baunilha, bem como a Jumellea, utilizada na produção de perfumes e tabaco.
O Brasil é um dos países com a maior diversidade de orquídeas. Nas nossas terras florescem cerca de 3500 espécies diferentes de orquídeas. São tantas variedades que é quase impossível conhecer todas elas, mas existem alguns tipos mais comuns e que são facilmente encontrados em lojas de jardinagem e até supermercados e é sobre essas orquídeas mais populares que vamos falar hoje, assim você também tem como identificar suas espécies de orquídeas.
A Cattleya é uma das orquídeas mais conhecidas e apreciadas entre os colecionadores de orquídeas. Ela é originária das florestas tropicais da América do Sul e Central, e é comumente chamada de “rainha das orquídeas”. A Cattleya é uma planta perene, com folhas longas e lisas. Ela produz grandes flores, geralmente com cinco pétalas e duas sépalas, com uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, laranja, vermelho, roxo e marrom. A Cattleya é cultivada tanto como planta de interior quanto de jardim, mas requer cuidados específicos, como luz solar direta, boa drenagem e temperaturas moderadas.
O gênero Cymbidium também é popular no Brasil, sendo bastante encontrado em arranjos e em casas. Essas orquídeas são conhecidas pelo formato do labelo de sua flor, que lembra um barco. Por isso, em certos países, esse gênero é conhecido como “the boat orchid”. Nativa da Ásia e da Austrália, pode ser terrestre ou epífita e deve receber luz forte indireta para crescer.
Originária da Sumatra, a espécie violacea gosta de viver em árvores, mas também pode ser cultivada em vasos. Suas principais características são o formato pontudo de suas pétalas, a cor violeta de suas flores, seu perfume forte e suas folhas verdes largas. Apesar de o exemplar mais comum ser roxo, possui variações que dão flores brancas e azuis. Ela é pequena e geralmente atinge, no máximo, 35 centímetros de altura.
As plantas que compõem a família Orchidaceae são chamadas de orquídeas e pertencem a uma das maiores famílias de plantas existentes. Os orquídeas podem ser cultivadas em vasos, no jardim ou serem penduradas na estrutura de um caramanchão, por exemplo. Logo, se você deseja trazer um toque especial na decoração da sua casa, mas ainda em dúvidas sobre qual dos tipos de orquídeas escolher, esse post foi feito especialmente para você. Confira!
Claramente não teremos como listar e trazer todas as opções possíveis dessa planta, mas escolhemos a dedo aquelas que podem agregar mais ao seu ambiente doméstico ou jardim.
Cada espécie de orquídea necessita de um cuidado específico, apesar de serem resistentes, necessitam do espaço e adubação correta para o bom desenvolvimento. Entre as espécies mais fáceis de serem cultivadas, estão: orquídea: