A área de logística é encarregada do controle de muitas atividades, que são divididas em quatro tipos:
A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. ... Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.
De acordo com Novaes (2001), a evolução do processo logístico, que tem seu início no período pós-guerra, em meio ao qual a logística atuou de forma segmentada, passando a seguir por um processo de integração envolvendo três níveis: rígida, flexível e estratégica.
A Logística empresarial surgiu da importância da redução de custos nas empresas e da necessidade da otimização de processos para melhor qualidade de atendimento aos clientes. ... O gerenciamento logístico pode proporcionar o aumento da eficiência, produtividade e contribuir significativamente para a redução dos custos.
Quando colocamos uma fruta no carrinho do supermercado, clicamos para comprar um livro na loja virtual ou escolhemos um carro na concessionária, estamos sendo beneficiados pela logística. Um processo que muita vezes parece “invisível”, mas está presente na vida das empresas e das pessoas.
Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de ...
A logística é uma ciência que engloba o processo integrado de ações de transporte, armazenamento, embalagem, informações, manuseio de materiais e estoque. ... Existem quatro principais tipos de logística: de suprimento, de produção, de distribuição e reversa.
A partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as empresas notaram o quanto era importante um setor de logística para facilitar os processos. ... Podemos dizer que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.