diencéfalo, situada abaixo do tálamo, com importantes funções, relacionadas principalmente com o controle da atividade visceral. Possui estruturas situadas nas paredes do III ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico, alem das seguintes formações do assoalho do II ventrículo, visíveis na base do cérebro.
Corpo mamilar: formação do hipotálamo, contém os núcleos mamilares e faz parte de conexões do sistema límbico. Através do fascículo mamilo-talâmico projeta para o núcleo anterior do tálamo. Decussação do pedúnculo cerebelar superior: fibras eferentes do cerebelo que cruzam o plano mediano no mesencéfalo.
Os corpos geniculados medial e lateral estão conectados aos colículos inferior e superior pelos braços conjuntivais inferior e superior, respectivamente. A superfície medial forma a maior parte da parede lateral do terceiro ventrículo, uma vez que é revestida de epêndima.
O hipotálamo é uma região do diencéfalo responsável por manter a homeostase do organismo e, para isso, controla algumas funções do corpo, como temperatura e gasto energético. O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise.
Função. O diencéfalo é a região do tubo neural do vertebrado embrionário que dá origem às estruturas anteriores do prosencéfalo, incluindo tálamo, hipotálamo, porção posterior da glândula pituitária e glândula pineal. O diencéfalo encerra uma cavidade chamada terceiro ventrículo.
Proteção do Sistema Nervoso Central Elementos Protetores Estruturas Ósseas: crânio e coluna vertebal Meninges: membranas que revestem e protegem nosso cérebro e coluna vertebral Líquor ou líquido cefalorraquidiano Barreiras Encefálicos- barreiras entre o sangue e o líquor Os ossos do crânio fazem a proteção do encéfalo ...