Tipos de bolas de gude
No destaque, o jogo de bola de gude O brinquedo logo popularizou-se no país e recebe diferentes nomes: biloca, baleba, bilosca, birosca, bolita, búraca, búrica, cabiçulinha, firo, pirosca, ximbra, berlinde, bute e bilha.
Cada jogador tem uma bolinha na mão, e precisa tecar, ou seja, acertar as que estão dentro do círculo, com ela. Sempre que o jogador acertar uma bolinha, pode ficar com ela. Quem deixar a sua bolinha dentro do triângulo perde. Na terceira fase, os jogadores fazem cinco buracos no chão, como no desenho ao lado.
1. [Brasil: Goiás] Bola usada no jogo de berlinde . 2. [Brasil: Goiás] Esse jogo.
Significado de Birosca substantivo feminino [Popular] Mercearia ou pequeno comércio de instalações modestas, geralmente situada num barro desfavorecido ou numa favela, e que possui serviços de bar ou de mercearia.
Uma das brincadeiras mais popularizadas consiste em um círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros.
Cada um dos participantes fica com uma bolinha na mão. O primeiro jogador coloca a bola na linha desenhada e bate nela com o dedo polegar, pegando impulso no indicador, em direção às bolinhas que estão no círculo. Se ele conseguir bater nas bolinhas e algumas saírem do círculo, pode pegar todas as que escaparam.
Em uma das versões tradicionais, os participantes desenham um círculo no chão. Cada jogador coloca o mesmo número de bolinhas em qualquer lugar do círculo, reservando uma para ser a atiradora. Alternadamente cada um tenta acertar uma bolinha adversária tirando-a do círculo.
De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.
Dia do Índio: conheça 10 esportes tradicionalmente indígenas
Nas aldeias, curumins e adultos participam de brincadeiras e jogos que, divertidos, foram incorporados pelos brancos, como cama-de-gato, peteca e briga-de-galo. ... Acostumado a pesquisar jogos pelo mundo afora, ele foi chamado para mostrar os métodos mais adequados de aproximação com os índios.
O critério para a participação desses jogos é a força cultural das etnias, considerando tradições, como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.
A luta é praticada com os atletas de joelhos. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário.