O Brasil é conhecido por ser um ambiente extremamente fértil, sendo que boa parte dessa fertilidade deve-se à composição de sua superfície. Assim, os tipos de solos no Brasil variam de região para região, mas se dividem em quatro principais formas: os aluviais, a terra roxa, o massapê e o salmourão.
Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.
Os solos férteis são aqueles contém grande quantidade de matéria orgânica (esterco, fezes de animais), assim como a presença de elementos químicos espefícios, como nitrogênio e fósforo.
O Solo Protege Bactérias, fungos e outros micróbios que vivem no solo saudável formam uma defesa natural contra pragas e doenças. Um solo infértil ou mal administrado possui menos micróbios, colocando as plantas em risco.
No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais. Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.