A videoarte, ou vídeo arte ou vídeo-arte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Video em artes visuais. Desde os anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda.
Ele acrescenta que a videoarte foi uma forma que os artistas encontaram de lidar com a invasão da midia em nossos cotidianos. Além de criticar o mundo da arte, conseguiu, através da utilização de vídeos, se apropriar da contemporaneidade e não mais ficar à margem dela.
Mas vamos lá: Criada no fim dos ano 60, a videoarte surgiu em grande parte graças ao barateamento das tecnologias de gravação de áudio e vídeo, o que permitiu sua adoção fora das grandes companhias e emissoras.
Em 1963, Paik empilhou 12 televisores no jardim da galeria Parnass, em Wuppertal, na Alemanha, permitindo que os visitantes interferissem nas imagens por intermédio de um pedal. Essa instalação, batizada de Exposition of Music – Electronic Television, é considerada o marco inicial da videoarte.
No Brasil, o desenvolvimento da videoarte remete à expansão das pesquisas nas artes plásticas e à utilização cada vez mais freqüente, a partir dos anos 1960, de recursos audiovisuais por artistas como Antonio Dias (1944), Artur Barrio (1945), Iole de Freitas (1945), Lygia Pape (1927 - 2004), Rubens Gerchman (1942 - ...