O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados. ... Estabelecer os objetivos de pesquisa indica o que o pesquisador pretende investigar e caracteriza sua visão a respeito do assunto ou tema.
que abordam o tema Metodologia Científica, podendo o tipo de pesquisa ser definido quanto aos. fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, é CORRETO afirmar que são exemplos desse tipo de. ... Metodológica, aplicada e experimental.
Existem diversos, sendo os mais comuns:
Quanto aos fins: • Explicativa: – Esclarecer quais fatores contribuem para a ocorrência de determinado fenômeno; – Ex: razões de motivação dos alunos de uma escola. Quanto aos fins: • Intervencionista: – Visa não apenas explicar, mas também interferir na realidade estudada para modificá- la.
Quanto aos meios, Vergara (2005) classifica como pesquisa de campo, de laboratório, documental, bibliográfica, experimental, ex post fact, o participante, pesquisa-ação e estudo de caso. ... O estudo de caso pareceu ser aqui, o mais adequado para o tipo de pesquisa proposta.
A pesquisa científica permite o estudo sobre determinado fenômeno. É a busca de uma solução para determinado problema. É constituída por uma linguagem formal, tendo como formato de trabalho as regras da Associação Brasileira de Normas e Técnicas, ABNT.
Para registrar, analisa e interpreta os fenômenos estudados, procurando identificar suas razões, seus fatores determinantes, suas causas, a maioria das pesquisas explicativas utiliza o método experimental.
A pesquisa transversal pode ser de incidência e prevalência. A 1a investiga determinada doença em grupos de casos novos. ... ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado.