Classes de Antibióticos
Os antibióticos ou antimicrobianos são medicamentos que combatem as infecções. Basicamente, atuam de duas formas distintas: o antibiótico bactericida destrói as células bacterianas e o bacteriostático inativa as bactérias, impedindo que estas se multipliquem.
Os antibióticos mais indicados na antibioticoterapia profilática são os do grupo das penicilinas e cefalosporinas. Diante de pacientes alérgicos às penicilinas, deve-se prescrever a eritromicina nos casos de infecções leves e moderadas, clindamicina em infecções mais sérias8 ou azitromicina.
Prescrever antibióticos apenas quando os sinais e sintomas clínicos de uma infecção bacteriana sugerirem disseminação sistêmica, tais como febre e / ou mal-estar juntamente com o inchaço oral local.
Os fármacos antibacterianos são derivadas de bactérias ou fungos ou são sintéticas. Tecnicamente, “antibiótico”, frequentemente usado como sinônimo de “fármaco antibacteriano” (inclusive neste Manual), refere-se somente aos antimicrobianos derivados de bactérias ou de fungos.
Os cães não conseguem suar para manter a temperatura do corpo estável. Dessa forma, eles só trocam calor por meio da respiração. Por isso, em dias mais quentes ou após exercícios, os peludos podem ficar bem ofegantes.
Normalmente acontece entre 10 e 21 dias após o nascimento, embora possa ser visto em até seis semanas após o parto (durante todo o período de amamentação).