Através da diferença de pressão (obtida pela equação manométrica), podemos determinar a perda de carga no trecho, que para o exemplo é a perda de carga distribuída.
Quando uma torneira é aberta, observa-se que o fluxo de água que sai dela tende a afinar-se. ... Ao sair da torneira, a água passa a cair em movimento acelerado em virtude da aceleração da gravidade. Com o aumento da velocidade, a área transversal do fluido tende a diminuir em igual proporção.
Assim, podemos perceber que, quanto menor for a área de escoamento disponível para um fluído, maior será a sua velocidade e vice-versa.
(Ufjf 2006) Quando se abre uma torneira de forma que saia apenas um "filete" de água, a área da seção reta do filete de água abaixo da boca da torneira é tanto menor quanto mais distante dela, porque: a) como a velocidade da água distante da boca da torneira é maior devido à ação da força gravitacional, para que haja ...
A pressão hidrostática, também conhecida como pressão manométrica, é dada pela expressão matemática P = dgh. De acordo com o cálculo acima, a pressão exercida por um fluido em equilíbrio estático é dada pela expressão P = dgh, ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele.