No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Araucárias, Caatingas, Cerrado, Mares de Morros e Pradarias, além das Faixas de Transição.
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber foi o responsável por fazer essa classificação.
Características principais: floresta equatorial; clima úmido e quente; presença da planície amazônica, além de planaltos e depressões nas áreas de borda; presença da Bacia Amazônica com grande quantidade de rios e elevado volume de água.
domínio amazônico e no domínio do cerrado o avanço dos projetos agropecuários, grandes projetos minerometalúrgicos, garimpos e hidrelétricas, causam desmatamento e queimadas, com graves consequências para a flora e a fauna, além de erosão do solo, inundações, assoreamento, contaminação de rios, que afetam diretamente . ...
É considerado um modelo completo, pois leva em consideração vários elementos geográficos, compondo o quadro natural de uma região. No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Araucárias, Caatingas, Cerrado, Mares de Morros e Pradarias, além das Faixas de Transição.
Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera.
Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e suas soluções
Vários são os problemas ambientais existentes no planeta. Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e também de outras espécies.
Resposta: queimadas, desmatamentos,a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.
O ano de 2020 será marcado na história mundial pela pandemia de Covid-19. Não será diferente no Brasil. ... Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia aumentou novamente, com mais de 1,1 milhão de hectares de floresta derrubados.
CHUVA ÁCIDA
Atualmente, as questões ambientais envolvem a sustentabilidade. A sustentabilidade é um termo abrangente, que envolve também o planejamento da educação, economia e cultura para organização de uma sociedade forte, saudável e justa. A sustentabilidade econômica, social e ambiental é um dos grandes desafios da humanidade.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Sendo assim, algumas pequenas atitudes podem contribuir para minimizar tais problemas ambientais, dentre as quais se podem destacar: economizar energia; economizar água; reciclar e reutilizar os resíduos sólidos, evitar desmatamentos, dentre outras.
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.
Resposta. Resposta: O HOMEM VEM DANDO MAIS VALOR AO DINHEIRO DO QUE COM A PRÓPRIA VIDA. HÁ DIVERSOS EXEMPLOS: COMO O DESMATAMENTO SEM FIM EM BUSCA DE METAIS PRECIOSOS, A GUERRA POR TERRITORIO.
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
Resposta: podemos começar a reduzindo o consumo de água potável, reduzir consumo de energia, e consumir de forma consciente recursos naturais, reduzir a poluição (uso de produtos químicos e o despejo inapropriado do lixo).
10 atitudes que podem salvar o planeta
Rios poluídos, escassez das águas, desmatamentos, queimadas, e principalmente a poluição do ar, estão causando o chamado “aquecimento global”, o que causa este intenso calor que já não sabemos mais como reagir, ou melhor, até sabemos como reagir, mas não fazemos nada.
Atualmente, com o avanço tecnológico acelerado esse ciclo fica mais curto para os equipamentos de informática, o que pode gerar altos impactos ambientais com o lixo eletrônico resultante do processo de produção e consumo, causando danos ao meio ambiente e ao ser humano, consequentemente.
Os impactos do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente são claros e vêm se tornando cada vez mais explícitos. A degradação da fauna e da flora, a degeneração da atmosfera e as mudanças climáticas são alguns dos sintomas do prejuízo que esse desenvolvimento causa.
Agropecuária. Por mais que surpreenda, o maior causador da poluição em nosso país não são os carros ou as indústrias, mas o setor agropecuário.
A poluição pode ser definida como uma atividade que degrada o meio ambiente, afetando as características físicas e/ou químicas de determinado ecossistema. O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais.
Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
Poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. Esse processo de degradação pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia.