A dentição é formada por dois grupos de dentes: anterior e posterior. Estes, por sua vez, estão divididos em dois subgrupos: o grupo de dentes anteriores consiste em incisivos e caninos; o grupo de dentes posteriores é formado por pré-molares e molares.
Os três mil dentes do tubarão-branco.
Em números, são os moluscos como caramujos, lesmas e caracóis, os animais (invertebrados) que mais possuem dentes na boca: são entre 2.
O tamanho dos jacarés varia de acordo com a espécie. Eles podem medir de 1 a 3,5 metros de comprimento e podem pesar até 300 quilos. O maior jacaré é o jacaré-açu, que vive na Amazônia. Os jacarés vivem sempre à beira da água, perto de rios ou lagoas.
A maioria dos crocodilos tem quatro dedos nas patas traseiras enquanto o jacaré, não. Além disso, os jacarés têm membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras e os crocodilos, não.
Aligátor americano: 3 – 4,6 m
Aligátor americano: 30 – 50 anos
100 anos
Os insetos dessa espécie costumam viver de poucas horas a um dia só – e alguns alcançam apenas 30 minutos de vida! Eles vivem em locais com água doce e passam esse curto tempo se reproduzindo, sem nem se alimentar. Os animais da espécie gastrotricha, que têm alguns milímetros e são aquáticos, vivem por três dias.
Crocodilo-de-água-salgada: 70 anos
água-viva Turritopsis
Portanto, não há crocodilos no Brasil em função das espécies da família Crocodylidae não terem conseguido chegar até o continente americano e reproduzir-se. Esse espaço é ocupado pelos jacarés, distribuídos em cinco espécies: o jacaré-negro, jacaré-açú, jacaré do papo amarelo e dois tipos de jacaré-coroa.
efemerópteros