A eletropositividade indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se afastar de seus elétrons na camada de valência quando forma um composto. É, portanto, o contrário da eletronegatividade, que se refere à tendência que o átomo tem de atrair os elétrons compartilhados em uma ligação.
A eletropositividade também está relacionada com o tamanho do raio atômico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica da seguinte forma: quanto menor for o tamanho de um átomo, menor será sua eletropositividade. Quanto maior for a energia de ionização, menor será a sua eletropositividade do elemento.
Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).
Flúor
Porque o Flúor encontra na família 7A na tabela periódica. É um Halogenio . E o oxigênio é um calcogenio, está antes na família 6A. ... O flúor é o elemento mais eletronegativo.
Resposta: O elemento que possui Z=8 é o oxigênio, que é mais eletronegativo que o Enxofre que possui Z=16, ou seja, possui maior tendência a atrair elétrons, atraindo-os com maior força.
Observe a frase acima, as letras em destaque correspondem respectivamente aos seguintes elementos: Flúor, Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, Bromo, Iodo, Enxofre, Carbono, Fósforo e Hidrogênio. ... Como exposto acima, o Flúor é o elemento mais eletronegativo.
A eletropositividade aumenta nas famílias de cima para baixo e, nos períodos, da direita para a esquerda. O elemento mais eletropositivo é o frâncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70....Tabela de eletronegatividade.