Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo. ... As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando, assim, o relevo do local.
Resposta. Resposta: As falésias são formadas pelas ondas do mar que batem na costa.
A falésia é esculpida naturalmente devido à ação constante do bater das águas (seja do mar ou da chuva). Durante um longo período de tempo, as falésias acabam por formar os paredões quase perfeitos. Origina-se, assim, altas costas, penhascos e cumes alto, resultante da erosão provocada pelo mar.
As falésias são formações ocorridas no litoral. Geralmente, a causa desse fenômeno é o encontro abrupto ou o choque entre as águas do mar e a terra firme, somado à ação do vento, que vai moldar a região ao longo de milhares de anos.
Os agentes modificadores são os que ocorrem na superfície do globo e estão profundamente ligados às condições climáticas regionais. A água de chuva, o mar, os rios, os ventos e as geleiras estão continuamente modificando ou esculpindo o relevo terrestre, num incessante trabalho de destruição e construção.
Resposta: 1- O relevo pode ser definido como as formas da superfície de um planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Os primeiros, também chamados de endógenos, atuam de dentro para fora, como o vulcanismo e o tectonismo.
Resposta. Endógenos são fatores determinantes que são inerentes ao organismo e estabelecem a receptividade do indivíduo já os fatores exógenos são fatores determinantes que dizem respeito ao ambiente.