No mínimo 20 dias antes da festa é tempo suficiente para seu convidado receber o convite e se programar. Mas também não envie faltando muito tempo para festa, para não cair no esquecimento do seu convidado.
Há cinco elementos principais para escrever qualquer convite, são eles: "quem", "o que", "quanto" e "onde". O primeiro elemento a se incluir no convite é “quem”, porque as pessoas querem saber de quem é a festa que elas irão. Para iniciar o convite, diga quem é o aniversariante.
Em geral, o pré-convite deve ser enviado em torno de 6 meses antes do evento. Pode parecer muito, mas lembre-se de que, faltando de 1 a 2 meses para a data, você enviará o convite completo, com todas as informações necessárias. Em alguns casos, no entanto, o save the date deverá ser enviado com ainda mais antecedência.
Assim, o convite pode ser entregue com uns vinte dias de antecedência para a pessoa se programar”, aconselha Maria Carolina.
Venha celebrar comigo no dia ____/____/____, às ____ hrs, no(a) __________________________________. Meu aniversário chegou e eu quero comemorar com você em grande estilo! Só acompanho o que me ilumina! Mais um ano de minha jornada e quero você comigo para celebrar!
Se a ideia é que somente os coleguinhas e amiguinhas da escola ou bairro estejam presentes, a melhor opção é fazer a festa em um local preparado para isso, como em um buffet. Além de ter espaço para comportar um número grande de pessoas, os buffets contam com toda infraestrutura necessária para eventos como esse.
A grafia que deve ser adotada em jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gênero é a seguinte:
No convite de aniversário, algumas informações importantes não podem faltar como data, horário de início e término da festa – se houver -, local, traje (se a festa tiver algum tema ou for à fantasia), loja onde está a lista de presentes, caso tenha feito uma.