A síndrome metabólica é caracterizada por uma grande circunferência abdominal (devido à gordura abdominal excessiva), hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina (resistência à insulina) ou diabetes e por níveis alterados de colesterol e outras gorduras no sangue (dislipidemia).
Há inúmeras doenças metabólicas, como por exemplo colesterol alto(dislipidemia), gordura no fígado(esteatose), obesidade, diabetes e osteoporose.
Denominada de Síndrome Metabólica, trata-se do conjunto de doenças caracterizada pela resistência insulínica. Devido a dificuldade de ação do hormônio, o organismo se manifesta de diversas maneiras. A doença é típica da vida moderna, além de estar associada também a fatores como alimentação inadequada e sedentarismo.
Ela tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. Síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
Acúmulo de gordura no abdome (a popular "barriga de cerveja" é o único sinal visível da síndrome metabólica); Hipertensão (que pode ser assintomática ou provocar sintomas como dores de cabeça, mal-estar geral, cansaço, tonturas ou zumbidos);
Em muitas mulheres, principalmente, o desequilíbrio de hormônios pode provocar o aparecimento da chamada barriga hormonal. Durante o período menstrual, por exemplo, é bem comum que ocorra uma retenção de líquidos. Isso pode causar inchaço, especialmente na barriga, e ganho de peso temporário.
É o acúmulo de gordura na região abdominal, ou seja, a região da barriga. Há basicamente dois tipos dessa gordura: visceral e subcutânea. A visceral é quando há gordura nas vísceras do abdômen.
7 dicas para perder gordura abdominal mais rápido
Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco. Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região.
Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.
Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:
Para obter a medida do quadril deve-se colocar a fita métrica logo abaixo do zíper e em linha reta medir de um lado a outro da calça, feito isso é só duplicar o número para obter a medida total do quadril.
Para medir o quadril deve-se tomar as medidas com uma fita métrica no ponto mais largo da base do corpo, aproximadamente uns 20 cm abaixo da cintura. Essa medida é importante quando se deseja perder peso ou fazer roupas personalizadas.