Para evitar o desenvolvimento de insuficiência renal em gatos, é fundamental orientar os tutores quanto a necessidade de realizar check-ups periódicos, especialmente em animais acima de 5 anos, manter uma alimentação equilibrada e estimular que façam o consumo de água com regularidade.
O que é Cpk? CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.
Um gato com insuficiência renal crônica pode viver de algumas semanas a alguns anos com a doença, dependendo da gravidade e do estágio de evolução da doença.
Insuficiência renal em gatos Quando começamos a perceber a sintomologia, os rins podem estar já bastante lesionados. A insuficiência renal pode se apresentar de maneira aguda, repentina, com uma sintomologia que incluirá vômitos, anorexia, desidratação ou um cansaço mais evidente. Caso não seja tratado, o gato morrerá.
Na fase final e terminal, a insuficiência renal no gato produz uma acumulação de toxinas e de ureia, o que acarreta letargia e coma urémico. Todos estes sintomas surgem na fase avançada e terminal da doença, sendo que é um problema indolor nos estádios iniciais.