No início do século XX nos Estados Unidos a antropologia estabeleceu-se como ciência fundamentada em quatro vertentes que dialogam entre si: a antropologia cultural, a antropologia física ou biológica, a arqueologia e a antropologia linguística.
O campo de investigação é toda a terra habitada no tempo e todas as populações socialmente organizadas. Onde o homem-antropólogo vai fazer as suas pesquisas. Divide-se em: 3.
A ANTROPOLOGIA é a ciência que estuda os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas. ... A pesquisa acadêmica é o principal campo de atuação do antropólogo. No entanto, nas últimas décadas novos campos de trabalho têm se configurado.
Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita. ... Portanto, o antropólogo busca as raízes do ser humano estabelecendo (como a história) um estudo do passado para compreender quais foram essas origens.
A disciplina acadêmica da antropologia, também conhecida como antropologia geral ou antropologia de “quatro campos”, inclui quatro subdisciplinas ou subcampos principais: sociocultural, arqueológica, bio- lógica e linguística.
A antropologia tem duas divisões principais: física e humana. Os antropólogos físicos estudam as características físicas dos humanos; os antropólogos culturais examinam as culturas humanas. Os dois tipos de antropologia podem incluir o estudo dos humanos pré-históricos, antigos e modernos.
Dando conta dessa divisão de tarefas, entre entender o homem como ser da natureza e ser da cultura, a Antropologia como ciência se apresenta nos currículos das universidades mundo afora em quatro subdisciplinas: Antropologia Física ou Biológica; Arqueologia; Lingüística; e Antropologia Cultural ou Social.
Suas principais áreas são: a Antropologia Física ou Biológica, que estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem; a Antropologia Social, que analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais; e a Antropologia Cultural, que investiga as ...
2. Antropologia Social. Analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais.
Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais. ... Podem ser bens móveis, como objetos artísticos, vestimentas, obras de arte, ou bens imóveis, como edificações e sítios arqueológicos.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Os 14 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil
Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.