EQST

Quais So As Estruturas Que Constituem O Periodonto De Inserço?

Quais são as estruturas que constituem o periodonto de inserção?

Periodonto Podem ser classificados em dois tipos: Periodonto de inserção: dá sustentação e é composto por, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar Periodonto de proteção: faz o revestimento no caso a gengiva Periodonto de inserção Ligamento periodontal Seu desenvolvimento ocorre na fase de rizogense, focando-se ...

Qual é a função do periodonto?

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. Conceitos: Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.

O que é um periodonto?

O periodonto é o conjunto dos tecidos que revestem e envolvem o dente. ... Periodontite que é a inflamação que atinge os tecidos periodontais provocando a destruição dos mesmos e do osso alveolar. A doença amolece o dente por causa do tártaro e ocasiona a sua perda.

O que forma o periodonto?

O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário. ... Sua organização é feita após a erupção dentária.

O que é o periodonto e quais são seus constituintes?

O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

O que é periodonto de inserção?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

Como se forma o ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é também constituído por tecido conjuntivo laxo, o qual contém vasos sanguíneos, linfáticos e a cadeia nervosa do ligamento. A maior parte dos vasos sanguíneos do ligamento surgem a partir da medula óssea do osso de suporte e também de prolongamentos dos vasos periapicais.

Como se classificam as fibras periodontais?

As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais:

  1. Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária.
  2. Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar.
  3. Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.

O que significa espessamento do ligamento periodontal?

Radiograficamente, o espaço do ligamento periodontal pode aparecer normal ou poder haver um ligeiro espessamento e pode haver alguma perda da lâmina dura em torno do ápice da raiz do dente. Periodontite Apical Aguda é uma resposta inflamatória aguda no ligamento periodontal.

Qual a diferença entre abscesso e granuloma?

Radiograficamente, o granuloma pode ser confundido com abscesso periapical crônico, displasia fibrosa periapical, cisto periapical ou cavidade anatômica. Quando o abscesso periapical crônico está em fase de transição para granuloma, apresenta limites pouco definidos lembrando o próprio granuloma.

Como diferenciar um cisto de um granuloma?

O dente afetado não responde aos testes de vitalidade. Radiograficamente o granuloma é uma rarefação apical circunscrita com forma oval ou circular. O cisto apical classifica-se entre os cistos de origem dental. Quanto à localização eles podem ser apical, lateral, inter-radicular e residual.

Quais são as principais características clínicas do granuloma dental?

Quando inicia-se um quadro agudo, sintomas dessa fase estarão presentes, como: extrusão dental, dor, elevação da mobilidade do dente, sensibilidade à percussão e alteração da mucosa periapical.

Quais são as possíveis causas de um granuloma periapical?

O granuloma periapical é uma massa de tecido inflamatório encontrada no ápice de um dente desvitalizado, em resposta à presença de bactérias ou de seus produtos tóxicos no canal radicular e/ou tecidos apicais.

Como se forma granuloma?

Por que um granuloma se forma? O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

O que cura granuloma?

Opções de tratamento

  1. Curetagem e cauterização: a lesão é raspada com um instrumento chamado cureta e o vaso sanguíneo que a alimentava é queimado;
  2. Cirurgia laser: remove a lesão e queima a base para que não sangre;
  3. Crioterapia: é aplicado frio na lesão para matar o tecido e fazê-lo cair sozinho;

Pode estourar granuloma?

É aquele que "sai sozinho". O problema é que muitas vezes ele se inflama e/ou infecta. Com tratamento sem remoção, até pode "secar", mas a probabilidade é pequena e tem a chance de voltar a inflamar e te incomodar. Então nem todos secam sozinho e caem...

Quais são os tipos de granulomas?

Proliferação de fibroblastos ocorre envolvendo as células, formando um granuloma. Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).

O que é o que é granuloma?

Pequena formação patológica, geralmente de natureza inflamatória, constituída por tecido de granulação de natureza específica ou não específica. Formação inflamatória constituída por pequenos gomos de tecido conjuntivo, rico em capilares, que se forma na superfície de uma lesão em cicatrização.