As competências pessoais referem-se ao conjunto de habilidades que o ser humano apresenta, já manifestadas ou como potencialidades a desenvolver, cujas características concretas vão permitir que ele desenvolva um projeto de vida sólido em sua trajetória vital.
O talento em si é a capacidade intelectual “especial” para aprender as coisas com facilidade e desenvolver com habilidade uma atividade específica. As pessoas com talento se destacam apenas no assunto no qual têm facilidades. Tendem a se destacar nessa atividade quando comparada aos demais. Trata-se de um dom inato com o qual nasce. Embora seja verdade que possa ser desenvolvida ao longo do tempo, a pessoa que a possui executará a atividade naturalmente e sem esforço, mesmo sem ter praticado.
É o momento de filtrar os profissionais que, além de terem as habilidades técnicas necessárias para o bom desempenho do cargo, também possuam competências comportamentais que vão casar adequadamente com o cargo pretendido e com a organização como um todo.
Imagine, por exemplo, um estudante de Medicina: durante o curso, ele aprende a ter destreza com o bisturi, tornando-se competente nisso. Porem, ele sempre teve a habilidade de agir com clareza sob pressao, o que o auxiliara a realizar o seu trabalho como cirurgiao. E possivel dizer que competencias sao conhecimentos que foram aprendidos para solucionar um problema, enquanto as habilidades sao caracteristicas da personalidade que transformam esse saber em acao, de forma a atingir um objetivo.
Habilidades pessoais são aquelas ligadas ao comportamento e perfil das pessoas.
Pessoas comunicativas conseguem se adaptar muito mais rápido no meio em que se propõem a trabalhar. As falas costumam engajar e persuadir quem está por perto, o que é uma vantagem enorme. No entanto, essa habilidade precisa ser desenvolvida para a comunicação escrita também.
Existem vários autores que compartilham suas definições para essas palavras sob prismas distintos, como a Administração, a Linguagem ou a Educação.
Gostou desse conteúdo? Dê uma olhada então nesse artigo e conheça as soft skills e o motivo pelo qual elas são tão importantes!
Contam estudos que a palavra competência pertencia apenas à linguagem jurídica, descrevendo o atributo ou aptidão de um profissional ou instituição para julgar um assunto.
Mas é claro, que para se posicionar como tal, é preciso um processo longo. Primeiro, o gestor de RH analisa quais são as competências que os colaboradores carregam consigo, por meio da avaliação de desempenho, um método que mostra a situação do indivíduo e como o RH pode desenvolver ações para contribuir com o crescimento dele.
Podemos defini-la, segundo o especialista em gerenciamento e desenvolvimento das competências Guy Le Boterf, como saber agir prudentemente e de maneira a ser reconhecida pelas demais pessoas. É necessário que se saiba como mobilizar, conectar e compartilhar informações e recursos que vão agregar valor econômico para a organização, e valor social para o indivíduo.
Outros nomes para habilidades sociais: habilidades pessoais, habilidades interpessoais, habilidades não técnicas, habilidades essenciais, habilidades transferíveis
As competências básicas são frequentemente transferíveis entre carreiras e setores. Como resultado, você pode descobrir que possui muitas das características exigidas, mesmo que não corresponda ao perfil exato em uma descrição de cargo.
Quais são as competências pessoais? Da mesma forma que ocorre com todas as outras tentativas de classificação, existem múltiplas combinações possíveis para criar uma lista das competências pessoais concretas consideradas de maior ou menor interesse e envergadura. As classificações serão determinadas pelo tipo de objetivo concreto perseguido.
Desenvolver parcerias e relacionamentos fortes com os colegas de trabalho também é, de certa forma, uma habilidade. Em um ambiente profissional, trabalhar em equipe pode gerar um desconforto e alguns ruídos que influenciam o funcionamento da atividade.
Planejamento é o primeiro passo para a implantação de qualquer estratégia bem-sucedida, pois avalia as forças e fragilidades de uma ideia, preparando a empresa para diferentes cenários.
Por isso, é essencial saber em que estágio se encontra cada colaborador. Realizar uma avaliação de desempenho é uma ótima forma de ter esses dados de forma consistente e confiável. A partir dos relatórios, já será possível pensar: quais competências precisam ser desenvolvidas nos meus colaboradores? De que forma?
Enquanto as gerações anteriores passavam muitos anos em uma mesma empresa – às vezes, no mesmo cargo -, a tendência para o presente e futuro é a alta rotatividade, rápido crescimento e aumento nos riscos.
Se você deseja aprimorar as habilidades pessoais, profissionais e adquirir novos conhecimentos, acesse este link e encontre o curso mais alinhado às suas expectativas na FIA – Fundação Instituto de Administração.
Um funcionário pode não levar a sério um curso online proposto pelo gestor se não compreender como ele precisa desenvolver essa competência. Por isso, é preciso que os líderes mostrem aos liderados a necessidade e a oportunidade de crescimento.
O propósito da reunião de abertura é a de apresentar os membros da equipe auditora, esclarecer detalhes de condução da auditoria e confirmar a disponibilidade de recursos e meios necessários para a realização da auditoria.
5 formas de começar uma reunião e prender a atenção das pessoas
Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar nesse processo:
Como preparar a empresa para uma auditoria externa?
Estude a informação documentada da empresa A ISO 9001:2015 exige que as organizações tenham informação documentada que apoie a execução dos processos. Então, você precisa ter acesso e ler esses documentos, vídeos, instruções de trabalho, processos e diretrizes que a própria empresa escolheu seguir.
Convém que a viabilidade da auditoria seja determinada pela disponibilidade de:
A auditoria é um dos processos primordiais dentro das empresas. Com ele, seus registros e documentos contábeis seguem seguros a partir de uma averiguação, prevenindo problemas relacionados a fraudes ou a irregularidades fiscais.