A Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco entre 1848 e 1850, foi causada pelo crescimento do sentimento revolucionário no período (o mundo vivia, naquela época, a Primavera dos Povos) e a insatisfação local com o Império.
Foi considerada a última revolta do período imperial, tendo como principal objetivo pôr fim ao sistema político vigente das elites conservadoras, donde o poder local era monopolizado pelas famílias aristocráticas: Cavalcanti e Rego Barros.
Resposta. A Revolução Praieira foi derrotada pelas forças oficiais no começo de 1850. Muitos revoltosos foram mortos durante os combates com as forças oficiais. Os líderes e demais participantes foram presos e julgados, embora os líderes tenham sido anistiados no ano seguinte.
A Insurreição ou Revolta Praieira foi um movimento liberal e federalista formado no Estado de Pernambuco, entre 1848 e 1852. ... Defendem o voto livre e universal, a liberdade de imprensa, a independência dos poderes constituídos, a extinção do poder moderador, o federalismo e a nacionalização do comércio varejista.
1848
Maior insurreição que ocorreu no Segundo Reinado, a Revolução Praieira começou em 1848, na província de Pernambuco, e representou a última manifestação popular contra a monarquia e os poderosos proprietários rurais locais, os senhores de engenho.
A Revolução Praieira foi um conflito ocorrido durante o período imperial brasileiro. Seu centro foi Pernambuco, a então mais importante província do Nordeste brasileiro. Economicamente, possuía alto valor pela pujança de sua economia açucareira.
Em nível local foi influenciada pelas ideias liberais dos que se queixavam da falta de autonomia provincial, sendo marcada pelo repúdio à monarquia, com manifestações a favor da independência política, da república e por um reformismo radical.
A Revolução Praieira iniciou-se em novembro de 1848 em razão da disputa pelo poder entre praieiros e conservadores. O estopim foi a reviravolta política que aconteceu no país quando os conservadores retomaram o poder no Rio de Janeiro, em 1848.
O Partido Liberal diferia do Partido Conservador quanto ao método ou ao modo de lidar com a realidade social. Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).
O Brasil vivia o início do Segundo Reinado (o governo de dom Pedro II), depois do fim do período da Regência, e a Revolução Praieira recebeu influência das revoluções liberais que ocorreram em vários países da Europa em 1848. (O famoso Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, foi redigido nesse ano.)
A Itália, por sua vez, lutou pela unificação do país, o que foi obtido somente anos mais tarde. Também fora da Europa os ideais se propagaram. No Brasil, a Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco entre 1848 e 1950 e que terminou com a derrota dos revoltosos, é um reflexo do movimento que ocorreu na Europa.
Significado de praieiro Habitante da praia. Rebelde da revolução pernambucana de 1848, conhecida como Revolução Praieira. Etimologia (origem da palavra praieiro).
A luta entre gabirus e praieiros acirrou-se em 1847, quando os praieiros venceram as eleições para o Senado. No ano seguinte, o governo foi assumido por um presidente (como se chamava o cargo de governador na época) de ideias moderadas. Com isso, os praieiros foram afastados da administração, causando a revolta.
Algumas das suas reivindicações eram: voto livre e universal e reforma do poder judiciário. A revolução teve fim após uma derrota contra as forças oficiais brasileiras no ano de 1850. Os revolucionários foram em sua maior parte mortos e os que continuaram vivos foram julgados, contudo, anistiados um tempo depois.
A abolição da escravatura aconteceu em 13 de maio de 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. O fim da escravidão foi resultado de uma intensa mobilização popular e da ação dos escravos rebelando-se contra essa instituição.
Os rebeldes queriam formar uma nova Constituinte para alterar a Constituição brasileira de então, que contivesse liberdade de imprensa, extinção do poder moderador e do cargo vitalício de senador, nacionalização do comércio varejista, entre outras propostas.
A abolição da escravatura aconteceu em 13 de maio de 1888 e foi resultado de intensa mobilização pelo decreto da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil. ... A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.
Por que o Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, por que demorou tanto? ... Porque o Brasil era na época uma monarquia cujas sobrevivência e estabilidade dependiam do apoio de uma elite que era majoritariamente composta de senhores de terra escravagistas.
Seus principais defensores foram Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e Jerônimo Sodré. A outra tendência era mais radical, porque defendia a ideia de que o fim da escravidão deveria ser conquistada pelos próprios escravos, através da insurreição e lutas de libertação.