Mata de terra firme se desenvolve em áreas que não estão sujeitas a inundações por estarem situadas em relevos mais elevados. Essa característica favorece a proliferação de árvores de grande porte, podendo alcançar até 50 metros de altura.
Mata de terra firme: também chamada de caetê, a mata de terra firme caracteriza-se por se encontrar relativamente distante dos grandes cursos d'água, localizando-se em planaltos sedimentares.
Mata de igapó é um tipo de vegetação característico da floresta amazônica. Situa-se em terrenos baixos, ou seja, planos, ao longo de rios de águas negras e que são frequentemente inundados.
Mata de igapó Essa composição vegetativa ocorre em áreas de baixo relevo próximas a rios, permanecendo, por essa razão, alagada. As plantas dessas áreas apresentam estatura máxima de 20 metros, além de cipós e plantas aquáticas.
As Campinaranas, também conhecidas como Campinas ou Caatingas Amazônicas (ANDERSON, 1981), são ecossistemas que ocorrem nas áreas de clima úmido e solos arenosos, predominantemente hidromórficos da Amazônia.
Dentre as principais famílias de árvores de grande a médio porte destaca-se a Leguminosae: jutaí- pororoca (Dialium guianense), ingás (Inga pruriens e Zygia latifolia), angelim-do-brejo (Macrolobium acaciifolium), pau-sangue (Pterocarpus santalinoides), muirajibóia (Swartzia recurva), tachi (Tachigali cf.
No brasil a aplicação dos termos é muito comum na região da bacia amazônica. IGARAPÉ é um termo para designar o curso de um rio ou canal dentro das matas. É muito comum na bacia amazônica e principalmente nas áreas alagadas (igapós). ... Igarapé significa “caminho de canoa”.
"igara", significa "canoa"; "pé", significa "caminho". Portanto, Igarapé significa "caminho da canoa" ou seja, um pequeno rio, um riacho por onde passa somente canoas.
Várzea é uma gíria para designar algo informal, muitas vezes baixo nível, sem muita estrutura ou apoio, seja em relação a profissionais ou ao campo.
Apesar de possuir certa resiliência, as várzeas são ambientes frágeis. A atual forma de ocupação e uso está levando à degradação progressiva dessas áreas. Essas atividades antropogênicas acabam acelerando a erosão do solo, principalmente pelo fenômeno conhecido como “terras caídas”.
Igapó - vegetação submersa da Floresta Amazônica - InfoEscola.
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em: ... Mata de terra firme: encontrada na maior parte da floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas. A vegetação encontrada é de maior porte, como a castanheira.
O guaraná, o cupuaçu, o cacau, o mogno e a seringueira são também plantas encontradas na Floresta Amazônica. A seringueira destaca-se nesse grupo por fornecer o látex usado na produção da borracha, sendo, portanto, de grande valor comercial.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa.
A Amazônia é considerada a região de maior biodiversidade do planeta. ... Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta. A fauna é extremamente rica e conta com mais de 30 milhões de espécies.
A vegetação predominante é composta por ervas (herbáceas). Há também, mas em pouca quantidade, presença de arbustos. - Uma das principais características do solo deste bioma é a fertilidade, pois é rico em húmus (composto principalmente por vegetais em decomposição).
A vegetação do tipo pradaria é constituída de gramíneas (de 10 cm a 50 cm), desse modo, não há presença de árvores; abriga distintos animais, principalmente roedores, carnívoros e aves de rapina, répteis e insetos. Regiões cobertas por essa formação vegetal são essencialmente vulneráveis ao processo de desertificação.
Como as florestas subtropicais são caracterizadas por elevada precipitação, as folhas das árvores se desenvolveram para deixar a água da chuva escoar rapidamente. Em algumas árvores, isso é facilitado por uma ranhura central e uma camada de cera sobre as folhas.
A vegetação das florestas temperadas é variada, existindo desde as coníferas a árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, abrangendo desde grandes árvores até plantas rasteiras.