Há poucas variedades de chuchu. As mais conhecidas são: chuchu-branco, pequeno e sem espinhos, de cor verde-clara, o chuchu-verde, de tamanho médio, espinhoso e mais ríjo, e o chuchu-mamute, o maior de todos, espinhoso e tenro quandonovo.
A muda de chuchu (fruto com broto) deve ser plantado de cabeça para baixo, ou seja, a parte de baixo do broto (crescimento das raízes) deve ser coberta com a terra (plantio no lugar definitivo) ou substrato (vaso ou sacola plástica) para o perfeito enraizamento.
ADUBAÇÃO Para a implantação da cultura, é necessário contar com fósforo em abundância, o que favorece o desenvolvimento das raízes. Também é preciso duas fontes de potássio. Adubações de cobertura podem ser aplicadas mensalmente, sobretudo quando se inicia o crescimento da haste principal e o florescimento.
Coloque o vaso em um local quente e ensolarado, regando sempre que o solo estiver seco. Se a temperatura estiver muito baixa, mantenha suas plantas dentro de casa até a chegada de um clima mais quente, plantando então os chuchus no exterior.
Lua
Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Adicione quatro folhas de chuchu e deixe ferver por dez minutos. Quando passar esse período, desligue o fogo e tampe, deixando descansar até amornar. Coe e consuma durante o dia.
Veja os materiais e saiba como plantar morango em cano de PVC na posição horizontal
Alguns nutrientes não podem faltar na fórmula, como o nitrogênio, o potássio e o cálcio. A aplicação prévia de calcário e a irrigação frequente também são fundamentais para que a adubação tenha efeito. Em plantios caseiros ou domésticos, a adubação orgânica equilibrada pode ser suficiente para a produção.
Por isso, vou ensinar um jeito prático e muito produtivo: reproduzir através do estolão (ou estolhos). ... Esse processo leva o nome de mergulhia e é uma reprodução assexuada (clonagem), na qual a "planta-filha" fica ligada por um tempo na "planta-mãe".
Após a colheita de setembro, corte os emaranhados de plantas com um motocultivador. Se, após a colheita, os seus morangos estiverem forrados em emaranhados de folhas de 60 cm, use um motocultivador para diminuí-las até que fiquem com 20 cm. Remova as plantas mais velhas e preserve as mais novas.
Corte os estolhos para a retirada das mudas quando estas estão bem desenvolvidas, cortando na metade do comprimento entre os brotos (as mudas) em cada estolho. Alguns horticultores esperam as mudas enraizarem antes de separá-las da planta-mãe, outros cortam assim que os brotos nos estolhos têm de 3 a 5 folhas.
Os meses de maio e junho são o período mais adequado para o plantio de morangos, com mudas que podem começar a frutificar em outubro.
Para conseguir as sementes basta esfregar o morango numa peneirinha e enxaguar em água corrente para retirar a polpa, você pode ver esse processo passo a passo clicando aqui. Depois você já pode semear no local definitivo, elas germinam com facilidade e crescem rapidamente.
Passo a passo
A muda deve ser preparada deixando somente as 3 folhas mais novas. A raiz poderá ser cortada, deixando-a com 10 centímetros. Ao plantar, deve-se ter o cuidado de enterrá-la sem dobrar as raízes, cuidando-se para não enterrar a coroa ou o coração da muda e com o distanciamento de 30 a 40cm entre as plantas.