Durante o puerpério a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais....Algumas das mudanças mais importantes incluem:
O puerpério (também chamado de resguardo ou quarentena) é o período de 42 dias a oito semanas após o parto que demora para que o corpo da mulher retorne à forma anterior à gestação. O período também é marcado por mudanças emocionais.
Absolutamente normal. Isso acontece por causa do aumento da retenção de líquidos e da ingestão de medicações antidiuréticas, usadas para a contração do útero. Mas fique tranquila, já que seu pé deve desinchar em até uma semana.
Se o parto foi normal Se houve corte próximo à vagina (episiotomia), mantenha a cicatriz bem limpa, lavando-a com sabonete durante o banho ou após fazer suas necessidades, e secando bem o local. A região em cicatrização pode ficar dolorida. Os pontos devem cair sozinhos.
É importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína "Os principais alimentos contraindicados para o período pós-parto, considerando que a mulher está amamentando, são as bebidas alcoólicas e as com muita cafeína. Muitas pessoas também pensam que alimentos como feijão, brócolis e chocolate dão gases no bebê.
A depilação pode ser feita até o nono mês de gravidez, porém é preciso cuidados para que não haja lesões porque há possibilidade de infecções que podem causar marcas permanentes na pele. ... A depilação neste período não é contra-indicada mas, claro, considerando a região escolhida.
Antigamente se acreditava em uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca, o que não passa de um mito popular. No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.
Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços.
Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.
Outro fato muito importante esclarecer é sobre a alimentação, no pós-parto a mulher deve sim tomar mais cuidado com os alimentos que consome, não só por sua recuperação e cicatrização em caso de cesárea ou pontos da epísio, mas sim porque todo alimento ingerido será passado pelo leite para o bebê.
Por isso, o mais indicado é aguardar o prazo de 40 dias.
O processo é simples e consiste no uso de água oxigenada e pó descolorante. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) No entanto, descolorir os pelos durante o período gestacional é considerado por algumas pessoas como um procedimento arriscado, tanto para a gestante quanto para o bebê.
A recomendação de frequência do procedimento é a cada 30 dias. É importante respeitar esse intervalo para não sensibilizar a pele.
Não é permitido tintura, tonalizante ou alisante durante a gravidez, apenas os reflexos com água oxigenada. Na fase de amamentação podem ser usadas as tinturas, tonalizantes e alisantes químicos convencionais, que utilizam tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxido de sódio ou lítio.
Evite bebidas energéticas que podem conter uma quantidade muito alta de cafeína. A mãe que amamenta pode tomar bebidas alcoólicas? O álcool pode passar para o leite materno, por isso é melhor evitar o seu consumo enquanto amamenta.
Enquanto estiver amamentando, deve evitar fazer procedimentos químicos nos cabelos e tatuagens. As substâncias utilizadas nos cabelos são absorvidas pelo seu organismo e pode passar para o bebê através da amamentação.
"Na amamentação, não tem nenhum risco adicional, porque não tem nenhuma substância que pode passar para o bebê", diz a especialista. Porém, se a tatuagem for feita sem as devidas condições de higiene, existe risco independente de a mulher estar amamentando ou não.
Mas é importante deixar claro que, durante a gravidez, a prática não é recomendada porque a pele das mulheres passa por alterações. “A gestante pode desenvolver mais quadros alérgicos, além de ter modificações na própria tatuagem por causa de uma hiperpigmentação da pele, causando cicatrizes e até mesmo queloide.
Bebidas que contêm cafeína, como o café, chá-mate e refrigerantes à base de cola, não são contraindicadas durante a amamentação. Mas nada de exagerar no consumo.