Os principais pensadores que fizeram parte do Renascimento Científico foram: Nicolau Copérnico (1473-1543): astrônomo e matemático polonês, considerado o “Pai da Astronomia Moderna”. ... Sua obra mais representativa é o “Discurso sobre o Método”, tratado filosófico e matemático propondo as bases do racionalismo.
A técnica de luz e sombra, que permitiu o uso das cores,dos tons e meios-tons para representar cenas,emoções e movimentos.
Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes ...
As quatro principais inovações na pintura foram:
Os artistas do Renascimento introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte, assinale abaixo quais eram essas inovações O realismo, o domínio da perspectiva e o autorretrato. O abstrato, o domínio da perspectiva e o autorretrato. O realismo, a natureza morta e o autorretrato.
Afrescos – Técnicas de Pintura Os pigmentos são aplicados diretamente sobre uma base de argamassa fresca (calcina), enquanto ele ainda está molhado e sem qualquer agente de ligação. Ao fazer isso, as cores mantêm a sua vitalidade e duram mais tempo, mantendo-se maravilhosamente vívida.
Entre elas: a perspectiva frontal ou linear, a Secção áurea, a perspectiva atmosférica, o desenvolvimento do claro-escuro, a composição triangular e o escorço.
O sfumato é uma técnica artística usada para gerar suaves gradientes entre as tonalidades, é comumente aplicado em desenhos ou pinturas. Sfumato vem do italiano "sfumare", que significa "de tom baixo" ou "evaporar como fumaça".