Características da Arte Grega
Suas principais características: acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos; fuste mais delgado do que o da ordem jônica; altura igual a até 11 vezes o diâmetro; entablamento e frontão, ricamente adornados com relíquias; precisão de detalhes que visava a expressão de luxo e ...
A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitetura foram também muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega tinha uma forte marca humanista. Os deuses possuíam, ao mesmo tempo, características humanas e divinas. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos. E os templos são só um exemplo. ...
A arte grega abarca todas as manifestações artísticas e revela a história, a estética e mesmo a filosofia desta civilização. ... A arte grega passou pelos períodos arcaico, clássico e helenístico, e cada uma dessas fases históricas, influenciou a elaboração das obras.
Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, que se dedicavam ao bem-estar do povo. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. ...
Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio. A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra.
Os teatros gregos da Antiguidade eram construídos de forma que não tinham um teto, ou seja, se localizavam ao ar livre e, geralmente, constituídos de uma boa acústica. A divisão era feita em áreas, dentre as quais a plateia, a área da orquestra, o cenário e o proscênio.
Os gregos costumavam organizar festivais onde diferentes peças teatrais eram encenadas. Cada autor tinha o direito de inscrever até três peças que, costumeiramente, eram encenadas com a utilização de máscaras. A atuação só era feita pelos homens, que também realizavam a interpretação dos papéis femininos.
O teatro na antiguidade foi uma das formas mais ricas de arte. Originou-se nas festas que saudavam o deus Dionísio, e incluíam espetáculos de mímica, dança, música, e a recitação poesias. ... Em termos culturais, Atenas não era superada de maneira nenhuma, por nenhuma cidade grega, pela grande produção de peças teatrais.
O teatro da Grécia Antiga se caracterizava por contar com rituais de sacrifício, servir como informe pedagógico de costumes e práticas culturais, bem como representar sátiras e tragédias.
O prédio teatral grego era formado, basicamente, da seguinte estrutura: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco. A arquibancada era feita de pedras e sua utilização pelos cidadãos gregos era democrática, dali todos podiam assistir com a mesma qualidade de visão as tragédia, comédias e sátiras.
As peças teatrais, tais como as que conhecemos no mundo ocidental, surgiram na Grécia Antiga, através das mãos de grandes teatrólogos, como Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes. Nas encenações, os atores devem respeitar um roteiro, feito por um dramaturgo.
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público. Isto é fundamental.
A forma mais comum de representação no palco é a peça teatral, uma história que é encenada para uma plateia. Há também produções teatrais que utilizam outros elementos além da história: música, marionetes, números de circo, de ópera ou de balé e outras variedades de dança.
Resposta: Pode acontecer em qualquer ambiente, ao penas que tenha um palco onde os atores possam se apresentar.