Friedrich Engels, um dos fundadores da teoria socialista moderna, e o socialista utópico Henri de Saint Simon defendem a criação de uma sociedade que permita a aplicação generalizada das tecnologias modernas de racionalização da atividade econômica, eliminando o caos na produção do capitalismo.
O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que pretende estabelecer uma sociedade igualitária, por meio da abolição da propriedade privada, das classes sociais e do próprio Estado.
Atualmente, há cinco partidos que se denominam com ideologias comunistas no Brasil: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e sua ala juvenil União da Juventude Comunista (UJC), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o Partido da Causa Operária (PCO) e a Unidade ...
O partido foi fundado no ano de 1912 pelos bolcheviques (facção majoritária do Partido Operário Social-Democrata Russo), um grupo revolucionário, liderado por Vladimir Lenin, que ascendeu ao poder após a Revolução de Outubro de 1917.
A União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma nação que existiu entre 1922 e 1991. A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista.
Originalmente, o termo carregava uma forte conotação militar. Depois da Revolução Russa de 1917, os comunistas empregaram-no profusamente como alternativa igualitária à forma de tratamento "senhor" e outras palavras similares.
“Soviético” vem do russo soviet (conselho). Assim como no português, conselho significa tanto “sugestão” como “grupo de pessoas reunidas para um mesmo fim”. ... Quando o império russo caiu, os sovietes dominaram a cena e, reunidos, viraram o maior país do planeta: a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
O nome "rus'", que deu origem a "Rússia" provavelmente vem da palavra finlandesa "Ruotsi" e da estoniana "Rootsi", que por sua vez derivam de "Ródr", remadores. No finlandês atual, "Ruotsi" significa Suécia.
O nome Rússia é derivado da Rússia de Quieve, um Estado medieval povoado principalmente pelos eslavos do Leste. ... O próprio nome Rus vem dos povos rus, um grupo de varegues (possivelmente viquingues suecos), que fundou o Estado de Rus (Русь).
A História da Federação Russa inicia-se com a sua independência após a dissolução da União Soviética em dezembro de 1991. A Rússia era a maior das 15 repúblicas que formavam a União Soviética, acumulava mais de 60% do PIB e mais da metade da população. Os russos dominaram o exército soviético e o Partido Comunista.
A Federação da Rússia compreende um total de 85 unidades federais, entre as quais são: 22 repúblicas, 9 territórios, 46 regiões, cidades federais de Moscou, de São Peterburgo e de Sebastopol, uma região autónoma e 4 circunscrições autónomas.
Entre as divisões de primeira ordem da Federação Russa há 21 que têm o estatuto de República Autónoma, organizando-se em geral em territórios tradicionais de minorias étnicas ou de grupos minoritários (várias minorias numa única república, caso do Daguestão).
Na Rússia há mais de mil cidades, incluindo 12 cidades com mais de um milhão de habitantes – Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Novosibirsk, Ecaterimburgo, Omsk, Tcheliabinsk, Volgogrado, Samara, Kazan, Ufá e Rostov do Don. Sistema político.
km²
km²
Pedro, o Grande, fundou o Império Russo em 1721 e, através dele e, posteriormente, sob Catarina, a Grande, a Rússia obteve uma grande expansão territorial com a propagação para o leste do Pacífico, na Ucrânia, e iniciando a pressionar para o sul da Ásia Central.
Europa